SOP conclui implantação de novos 32 km de rodovia em Beberibe

4 de agosto de 2020 - 15:28 # # # #

Texto - Jóslen Herbster e Airton Lima Jr/ Fotos - Airton Lima Jr e Marcos Studart

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) está concluindo a implantação de mais um importante corredor rodoviário que ligará municípios do interior do Estado a importante região do Litoral Leste. As obras do trecho Itapeim – Boqueirão do Cesário da CE-497, no município de Beberibe, estão finalizadas. O traçado, que passa pelo distrito de Serra do Félix, completa a conexão entre a sede de Beberibe, na altura da CE-040, e a BR-116.

“É uma obra que está totalmente concluída, com sinalização horizontal e vertical, e de suma importância para o Médio Jaguaribe. Reduz a distância para aqueles que queiram se dirigir para as praias do Litoral Leste, além de favorecer também os produtores rurais no escoamento da produção”, ressalta Quirino Ponte, gerente de Obras Rodoviárias da SOP.

Dona Ilda Simões e o neto, João Vitor, em Itapeim, que agora tem conexão direta com a BR-116, além da CE-040

Dona Ilda Simões, ministra de eucaristia da Capela São João Batista, em Itapeim, explica que para chegar a Fortaleza sem a nova estrada, a rota era única. “A gente precisava ir para Beberibe, e de lá pegar um ônibus que só passa dua vezes por dia. Era muito sacrificante. Com essa estrada, acho que vai melhorar 100% a situação da nossa comunidade, porque até linha de ônibus vai ter saindo direto daqui”, comentava ainda no período de andamento da obra.

O segmento correspondente a 32 km de extensão passou por serviços de terraplenagem, drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização e proteção ambiental. Contou com investimento de aproximadamente R$ 25 milhões, com verbas do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Produtor rural, Elder Leite vislumbra o impacto econômico positivo do novo percurso possível: “A carência de uma estrada asfaltada era muito grande, dificulta demais a vida do empreendedor que quer ver seu negócio crescer, quer transportar suas mercadorias e trazer indústrias para cá. (…) Agora vamos ter duas alças de escoamento, uma pela CE-040 e outra pela BR-116”.