Governo do Ceará inaugura restauração da CE-469 e autoriza novo campus da Uece em Crateús

14 de agosto de 2020 - 15:47 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto// Carlos Gibaja e Diego Torres - Fotos

O investimento do Estado nas duas intervenções é superior aos R$ 32 milhões. Por conta dos protocolos sanitários, a solenidade foi remota

Através das redes sociais, o governador Camilo Santana inaugurou nesta sexta-feira (14) a obra de restauração da Rodovia CE-469, trecho que liga o município de Crateús à divisa com o Piauí, passando pelo distrito dos Tucuns. Aproveitando a ocasião, o chefe do Executivo cearense assinou a ordem de serviço para a construção do novo campus da Universidade Estadual do Ceará – Faculdade de Educação de Crateús (Uece/Faec). O investimento do Governo do Ceará nas duas intervenções é superior aos R$ 32 milhões.

Em comunicação por link montado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com o prefeito Marcelo Machado, direto de Crateús, Camilo Santana destacou o benefício da rodovia para a região. “É uma estrada que liga o município à divisa com o Piauí. Isso vai trazer muito mais desenvolvimento para a região porque unifica o acesso para o comércio, escoamento da produção. É uma obra de quase R$ 22 milhões”, disse o governador, que durante a sua execução esteve no local para vistoriar o trabalho.

Na época, em sua passagem pelo distrito dos Tucuns, Camilo Santana conversou com moradores sobre a importância da estrada enquanto lanchava no comércio de Toinho Braz. O morador lembrou do momento e agradeceu pela conclusão da obra, um sonho antigo dos residentes da região. “Estamos agradecendo o governador pelo serviço que foi feito. É uma obra excelente. Quando o senhor (Camilo Santana) esteve aqui no meu comércio tomando café e comendo rosca a gente agradeceu em nome da comunidade e aproveito para agradecer mais uma vez”, reconheceu por vídeo o comerciante.

O trecho restaurado na CE-469 tem 33,39 quilômetros de extensão e recebeu serviços de pavimentação, movimento de terra, revestimento asfáltico em TSD, obras d’arte correntes e especial, drenagem, sinalização (horizontal e vertical) e proteção ambiental. Além dos moradores de Crateús, a obra vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que moram em municípios próximos, pois vai dar mais condições de trafegabilidade melhorando o escoamento de mercadorias entre os dois estados e, consequentemente, fortalecendo o comércio e a economia regional.

Novo campus

O governador aproveitou a transmissão e assinou a ordem de serviço para a construção do novo campus da Uece de Crateús. “É um investimento de mais de R$ 10 milhões. Hoje, a Uece já tem vários cursos sendo ofertados aos jovens não só de Crateús, mas da região. É uma importante obra que vai garantir um espaço adequado e mais moderno para os nossos alunos da Uece – Campus Crateús. Acreditamos que o caminho para construir um mundo melhor e uma oportunidade para os nossos jovens é através da educação. É garantindo o direito deles de realizar um curso (de ensino) superior e agora cada vez mais próximo das pessoas”, enfatizou Camilo Santana.

A unidade de ensino em Crateús foi fundada em 1983, com a criação do Curso de Pedagogia, instalado provisoriamente em um prédio cedido pela Prefeitura. No ano de 1984, o curso foi reconhecido e então criada a Faculdade de Educação de Crateús (Faec), que por mais de oito anos funcionou como extensão da Uece. Durante 19 anos o local ofertou apenas o curso de Licenciatura em Pedagogia, iniciando em 2002 as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química.

Parceria

Direto de Crateús, o prefeito Marcelo Machado participou da solenidade e destacou os frutos da parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura. “Essa festa é de todos nós. Essa parceria, Estado e Município, tem fluído na cidade de Crateús. É uma alegria estar prefeito e contemplar tantos investimentos. Com trabalho e a ajuda de parceiros temos dado alegrias à população de Crateús. Essa parceria só tem trazido frutos de grande relevância para o nosso município”, comemorou o gestor municipal.

Distante de Crateús por conta da pandemia e para seguir os protocolos, o governador comentou que espera voltar ao município após esse período para inaugurar pessoalmente as obras em andamento. “Essa pandemia vai passar e em breve estarei aí para entregar uma série de outras obras que estamos fazendo em parceria com o Município. Temos a Estrada da Produção, escola profissionalizante, o Corpo de Bombeiros, a Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas), o IML (Instituto Médico Legal), uma série de investimentos importantes” pontuou.

Camilo Santana aproveitou a oportunidade para informar que leitos instalados no município para atender pessoas com a Covid-19 seguirão funcionando após isso. “São dez UTIs implantadas em Crateús nesse período da pandemia que vão continuar para que a população tenha acesso em caso de necessidade e não precise se deslocar por grandes distâncias”, reforçou.

Acompanharam a solenidade a reitora da Uece, professora Josete de Oliveira, o representante da Superintendência de Obras Públicas, Diego Torres, e os deputados estaduais Walter Cavalcante e Queiroz Filho.