Areninha do Bairro Vila Velha é inaugurada em homenagem a um dos ícones do futebol amador de Fortaleza

25 de novembro de 2020 - 10:49 # # # # # #

Daniel Herculano - Texto / Carlos Gibaja - Fotos

Ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o governador entregou a 183a. areninha do Ceará, sendo 67ª da Capital

O governador do Ceará, Camilo Santana, entregou nesta terça-feira (24), mais uma obra que beneficia os cearenses com esporte e cidadania, a Areninha do bairro Vila Velha. Esta é a 183ª areninha inaugurada no Estado, sendo 116 no interior, e 67 na Capital. Estavam presentes também o prefeito Roberto Cláudio, o deputado estadual Walter Cavalcante, o vereador Frota Cavalcante, e a família do homenageado, Alderi Duarte Belo, que dá nome à Areninha.

“O programa das areninhas leva o esporte à nossa juventude, mas também gera uma economia em seu entorno. Esse tipo de ação é a base de uma política do Estado, que enfrenta o problema da violência com trabalho com policiamento ostensivo, mas também trabalha na prevenção, que tira as crianças da rua com esporte e cidadania, dando mais oportunidades à nossa juventude”, apontou Camilo.

Com investimento total no valor de R$ 1.365.901,25 milhão, inteiramente proveniente do Tesouro do Estado, o equipamento executado pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) conta com campo society equipado com grama sintética, acessos pavimentados, vestiários com banheiros, duas áreas de banco de reserva, alambrados, torres de iluminação, depósito para materiais esportivos e urbanização de toda a área.

“Mais uma entrega importante, uma areninha que faz parte do projeto Juntos por Fortaleza, que promove a união entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para somar planejamento, recursos e energia, beneficiando sempre os cearenses”, explicou Roberto Cláudio.

Homenageado

Alderi Duarte Belo, nasceu em Fortaleza no dia 4 de maio de 1934, falecendo no ano passado, aos 84 anos. Em 1991, mudou-se para o Vila Velha, onde começou o seu trabalho de apoio ao esporte amador. Juntamente com alguns amigos, fundou um dos primeiros times da região o “Cancão Futebol Clube”, que participou de campeonatos, todavia, a sua grande luta sempre foi a construção do campo do bairro.

Fundou com os moradores do Vila Velha a Alevive – Associação Liga Esportiva do Vila Velha, que promoveu inúmeros campeonatos, além de apoiar várias escolinhas. Associado aos membros da comunidade no entorno do “Campo do Cancão”, o Seu Alderi conseguiu incluir no orçamento do Município de Fortaleza o necessário recurso para a reforma do equipamento público.

Em 2014, a sua luta junto ao esporte amador teve o seu ápice, recebeu o prêmio Desportista do Futebol Amador do Ano. Infelizmente, faleceu antes de presenciar o seu sonho concretizado: a construção da “Areninha do Campo do Cancão”, em seu amado bairro.

Rogério Pessoa, amigo do homenageado, esteve presente na inauguração e celebrou como uma conquista. “Eu fui um dos fundadores do time do Cancão, jogamos muito aqui, mas antes era tudo um areial, agora está de primeiro mundo, uma maravilha. De onde meu amigo Alderi estiver, deve estar se sentindo realizado”, disse emocionado.