Ceará já soma 123 brinquedopraças com as entregas em Ereré e Limoeiro do Norte

3 de dezembro de 2020 - 09:37 # # # # #

Daniel Herculano - Texto / Ariel Gomes, Wiarlen Ribeiro e Thiara Montefusco - Fotos

Cada brinquedopraça possui também uma academia ao ar livre, e o investimento para os equipamentos inaugurados nesta quarta-feira totaliza R$ 291.638,25 mil

Em um evento virtual comandando pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, o Governo do Ceará entregou para a população das cidades cearenses de Limoeiro do Norte e Ereré duas brinquedopraças e academias ao ar livre nesta quarta-feira (2). Ao seu lado estava a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. Com a entrega, o Ceará totaliza 123 brinquedopraças.

“As praças do interior ficam alegres com as brinquedopraças e as academias ao ar livre, com as brincadeiras, os momentos de lazer e de desenvolvimento. Os estudos apontam o quanto é importante a criança brincar, a ludicidade. A gente proporciona esse momento com as brinquedopraças. Estimulamos vínculos das famílias e da comunidade”, explicou a primeira-dama.

Para a titular da SPS, o Ceará está realmente avançando com projetos sociais como o Mais Infância, que não só entrega praças, mas é um programa de inclusão, e que também promove a transferência de renda com as famílias mais carentes através do Cartão Mais Infância. “Isso aqui é um grande sonho da primeira-dama e que se torna realidade com essas inaugurações. Essas brinquedopraças são um exemplo de um avanço desse olhar, para a integração das famílias e do desenvolvimento infantil, cognitivo e emocional”, ressaltou.

“Eu moro aqui do lado da pracinha, e essa brinquedopraça é um lazer muito bom aqui para as crianças. Todo dia de manhã estaremos aqui, eu e minha neta, e à noite a mãe dela vem também, voltando do trabalho. Além disso tem a academia para os adultos também”, disse a dona Zilda, de Limoeiro do Norte.

Com os equipamentos entregues nesta quarta-feira, o Governo do Ceará já soma um total de 255 equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil em todo o Estado por meio do Programa Mais Infância Ceará, dos quais 123 brinquedopraças. Para a moradora de Ereré, Tatiana Paiva, a brinquedopraça veio beneficiar a cidade e as crianças, que possuem um local adequado para brincarem, socializarem e se desenvolverem.

Educação Ambiental

Durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. As ofertas de mudas no ato da solenidade têm o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A plantação é realizada pelo técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doa mudas para a população local.

Onélia Santana finalizou a transmissão relembrando exatamente da ação ambiental que o Governo do Ceará aplica com os municípios que recebem as brinquedopraças. “Parabéns às crianças que receberam mudas e plantaram em cada uma de suas cidades árvores, para que possamos deixar nossas praças mais verdes e agradáveis. Vamos inaugurar até o final de dezembro, praticamente dois equipamentos desses por dia no Ceará, e o governador já demandou uma licitação para a construção de outras 140 brinquedopraças no Estado”, finalizou.