Irauçuba e Paracuru ganham brinquedopraça e academia ao ar livre

4 de dezembro de 2020 - 09:21 # # # # #

Casa Civil

Com as entregas, o Programa Mais Infância Ceará chega a 125 brinquedopraças entregues no Estado

“Nossa comunidade agradece por esses dois equipamentos instalados em nossa cidade, que vão proporcionar tanto a prática de atividade física dos mais velhos quanto a diversão dos nossos filhos”. O depoimento é da moradora Claudiana Soares, que participou, nesta quinta-feira (3), da inauguração da brinquedopraça e academia ao ar livre do município de Paracuru. A solenidade de entrega foi feita de forma virtual pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, por meio das redes sociais do Governo do Ceará, acompanhada da secretária Socorro França (Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos), que contemplou também a população de Irauçuba. O investimento total é de cerca de R$ 300 mil nos dois equipamentos.

“O Governo do Ceará se preocupa com a infância, por isso realiza investimento em espaços lúdicos de lazer nos 184 municípios cearenses. Além das 125 brinquedopraças já entregues em todo o Estado, e das 20 Praças Mais Infância, temos também a construção de Centros de Educação Infantil (CEI), a transferência de renda do Cartão Mais Infância, a doação de alimentos do Mais Nutrição, e uma séria de outras ações com foco no desenvolvimento das nossas crianças”, destaca a primeira-dama Onélia Santana. “Proporcionar equipamentos que possam integrar crianças e pais, num mesmo ambiente, como são as brinquedopraças e as academias, fortalece o vínculo comunitário e possibilita que todos ocupem os espaços públicos”, enfatiza a titular da SPS, Socorro França.

Integração Social

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 240m², com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Todas as etapas da implantação foram fiscalizadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras municipais garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Na entrega, mudas foram plantadas no jardim da praça, com o auxílio das crianças do município. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil, conta com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam plantas para a população local.