Ceará encerrou primeiro semestre de 2021 com novos 275 km de rodovia concluídos

26 de julho de 2021 - 17:11 # # #

Texto: Jóslen Herbster

O Ceará encerrou o primeiro semestre de 2021 com 275 km entregues, entre trechos restaurados, pavimentados e duplicados. Atualmente a Superintendência de Obras Públicas (SOP) possui cerca de 407 km de malha viária com obras em andamento, de Norte a Sul do Estado, além dos serviços do Pacote de Recuperação das Estradas.

Esse balanço representa 12 trechos entregues pelo Ceará de Ponta a Ponta, programa de Logística e Estradas do Estado. Do total de rodovias concluídas, 9 km de malha viária estadual foram duplicados, 135,37 km passaram por pavimentação e 130,80 km tiveram a estrutura de tráfego restaurada, com investimento total de R$ 181 milhões, oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Estamos entregando estradas de boa qualidade e bem sinalizadas, contribuindo assim com a redução de acidentes nas rodovias e melhorando o acesso para as pessoas que buscam o turismo, a educação e a saúde em nosso estado”, afirma o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Os 407 km em obras retratam 24 trechos passando por obras rodoviárias, sendo 91 km em duplicação, 272,5 km em pavimentação e 43,5 km em restauração, onde estão sendo empregados R$ 498 milhões.

Entre as duplicações em execução estão o Anel Viário do Cariri e a CE-155 (Porto do Pecém – BR-222), já a lista de restaurações inclui a CE-341 (Paracuru – Croatá) e a CE-380 (Barro – Cuncas – Divisa CE/PB).

Com a conclusão dos trabalhos, a população poderá contar com rodovias mais seguras e confortáveis para o deslocamento. E as iniciativas produtivas do Estado ganharão melhores condições para o crescimento, com facilitação de acesso a destinos turísticos e sedes de negócios, além de favorecimento ao escoamento da produção agrícola.

Pacote de Recuperação

Outros 2.000 km de CEs passam por serviços de melhoria por meio do Pacote de Recuperação Funcional da malha viária estadual. Ele contempla 120 trechos, em 109 municípios, que passarão por reforma e sinalização. Alguns segmentos já tiveram os trabalhos iniciados.