Restauração da CE-257, entre Canindé e Salitre, está concluída

28 de julho de 2021 - 16:23 # # # #

Jóslen Herbster

Mais um segmento da malha viária estadual foi entregue restaurado: 55 quilômetros (km) da rodovia CE-257, entre Canindé e o distrito de Salitre. Parte da rota até Santa Quitéria, a estrada beneficia diretamente cerca de 200 mil pessoas, considerando habitantes dos dois municípios e usuários com destino a outras cidades.

O trecho concluído possui demanda constante de tráfego de veículos pesados, que atendem o polo graniteiro de Santa Quitéria. “A obra foi de fundamental importância para a região norte e central do Estado, haja vista que ela beneficia diretamente a acessibilidade e a segurança viária daqueles usuários que se dirigem para a região de Santa Quitéria, maciço da Serra Grande, bem como os municípios do Sertão de Crateús”, explica o gerente de Obras Rodoviárias da SOP, Quirino Ponte.

A restauração não apenas requalificou o pavimento. Também promoveu melhorias de traçado, eliminando algumas curvas, e alargou a plataforma de tráfego, adequando melhor a pista ao tráfego de caminhões. Antes, a rodovia tinha 7 metros de largura e hoje ela está com 10 metros, cada pista com 3,5 m, e acostamento de 1,5 m, atendendo, assim, à real necessidade da área.

O investimento foi de aproximadamente R$ 43 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prazo de conclusão dos serviços foi de um ano, com, além de alargamento da plataforma e ajustes de traçado, movimento de terra, alargamento de bueiros, feitura de base para implantação da camada asfáltica, o pavimento e a sinalização horizontal e vertical.