Aprender na prática: alunos de Escolas Profissionais do Ceará visitam obras do Hospital Universitário

24 de agosto de 2021 - 09:37 # # # #

Eudes Brasil

O equipamento que no futuro será um grande aliado na formação dos profissionais de saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece), já está contribuindo para a formação de outros profissionais do Estado. Os estudantes que fazem parte do quadro de estagiários da Diretoria de Projetos de Edificações e da Diretoria de Fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP) participaram, na manhã desta segunda-feira (23), de uma visita às obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC).

“Tudo que vivenciamos aqui influencia muito na nossa escolha, a gente aprende muita coisa que não vê nas aulas teóricas. Antes do estágio eu não tinha certeza sobre a carreira que seguiria, hoje sei que farei algum curso ligado à área”, afirma Jéssica Pinheiro, aluna do curso técnico de Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salaberga Torquato Gomes de Matos.

Os estudantes, todos cursando a 3ª série do Ensino Médio, foram acompanhados pelo engenheiro fiscal responsável, percorrendo todo o canteiro de obras recebendo orientações e tirando dúvidas sobre a construção de grandes edificações, como é o caso do Hospital. O objetivo é proporcionar experiências reais vividas pela equipe de Engenharia da SOP na execução e fiscalização de uma obra.

“Eu gosto muito de chamar atenção para como os alunos percebem o gerenciamento das cidades, como se dão as melhorias no lugar onde moramos. Eles terem a oportunidade de visitar uma obra como esta pode ajudar a consolidar o aprendizado teórico, como também perceberem como funciona a gestão das cidades”, afirma a professora de Desenho de Construção Civil da EEEP Darcy Ribeiro, Liliana Uchôa.

Na SOP, os estagiários são estudantes de Escolas Estaduais de Educação Profissional em formação técnica ligada à construção civil. Cumprindo o propósito do estágio, na SOP, os estudantes têm contato com elaboração de projetos e de orçamentos, além de toda a rotina de um escritório de projetos. Durante o período de estágio, os jovens fazem visitas guiadas pelos profissionais para acompanhar de perto o que aprendem na teoria.

“Pela quantidade de projetos que a SOP desenvolve, se torna um campo vasto para o aprendizado desses estagiários. Essa experiência é fundamental para a profissão deles, pois muitos entram sem saber direito a realidade do curso. Ter contato com a prática pode ser decisivo, pois a maioria acaba seguindo na área e cursando Arquitetura ou Engenharia, mas outros, ao ter essa experiência, acabam optando por uma carreira profissional diferente”, pondera o Analista de Infraestrutura da SOP, Antônio Rolim.

“No curso ficamos muito no escritório, na frente do computador, mas no canteiro é totalmente diferente, pois entramos em contato direto com o planejamento de obras, com a rotina dos trabalhadores. Depois que acabar o Ensino Médio, já decidi que vou cursar Arquitetura e Urbanismo”, relata Jeiel Alves de Freitas, aluno do curso de Desenho de Construção Civil da EEEP Darcy Ribeiro.

EEEPs

Nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Conforme dados da Secretaria da Educação (Seduc), as 123 EEEPs ofertam 52 cursos técnicos para 101 municípios cearenses, com o atendimento de 55 mil jovens. Atualmente, são 6 mil empresas parceiras para realização de estágios dos 18 mil estudantes. Desde 2010, ano de formação das primeiras turmas da educação profissional, foram mais de 108 mil alunos formados.

No currículo de uma EEEP, constam as disciplinas da base nacional comum para o Ensino Médio, disciplinas da formação profissional e ainda uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como Empreendedorismo; Projeto de Vida; Mundo do Trabalho; Formação para a Cidadania; Projetos Interdisciplinares; Horários de Estudo e Língua Estrangeira Aplicada.

Atualmente, metade da rede estadual de Ensino Médio funciona em tempo integral, considerando as 123 EEEPs e as 201 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).

Obra

Com mais de 19% da obra executada, supervisionada pela SOP, o Hospital Universitário do Ceará faz parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, conduzida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Com 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo hospital também vai reunir todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece. A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.