Obras de revitalização em Guaramiranga fortalecerão os valores culturais e o Turismo no Maciço de Baturité

25 de agosto de 2021 - 16:58 # # # # #

Texto: Airton Lima Jr.

Clima serrano agradável, contato com a natureza através trilhas verdes que levam a cascatas e cachoeiras, diversidade de manifestações culturais e pontos históricos. Esses são alguns dos atrativos turísticos que fazem do Maciço de Baturité um dos lugares mais visitados do Ceará. A região será valorizada com a revitalização de espaços públicos, como a Praça do Teatro Raquel de Queiroz, em Guaramiranga, iniciada sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

As intervenções fazem parte do Projeto Integrado de Valorização de Destinos Turísticos do Ceará, elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur), com apoio federal do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O empreendimento consiste na requalificação de uma área de 3.700 m² da praça, com implantação de novo calçamento drenante no espaço e pavimentação em piso intertravado nos estornos, serviços de paisagismo e acessibilidade, recuperação de passeios, assentos, canteiros e sanitários, plantio de árvores nativas, além de fixação de lixeiras seletivas e nova iluminação. Toda essa estrutura será reformada de maneira a garantir mais conforto à população de Guaramiranga e maior suporte para receber os turistas que participam de eventos como o Festival de Jazz e Blues e o Festival Nordestino de Teatro Amador, entre outros.

Ainda dentro do conjunto de investimentos estaduais para fortalecer o setor turístico e melhorar a infraestrutura de Guaramiranga, estão inclusas a reforma e ampliação do prédio do Centro de Artesanato (CeArt) do município. Integrado com a praça e o teatro, o CeArt de Guaramiranga representa um importante equipamento de apoio à cultura e ao mercado sustentável da região. O projeto tem a preocupação com o Meio Ambiente e a integração social entre moradores, visitantes e os grupos de artesãos que expõem e comercializam sua produção artesanal no local.

As obras já estão em execução pela SOP, e contemplam a reorganização das unidades comerciais, recuperação das cobertas e do palco externo existente na praça, além da criação do um novo acesso principal composto por um portal ornamentado e um letreiro destacando o nome da cidade. A previsão é que as intervenções para revitalização e requalificação dos espaços públicos de Guaramiranga sejam finalizadas em 2022.

“A praça é o principal ponto de encontro do município de Guaramiranga, onde as famílias se encontram para conversar e aproveitar para degustar da culinária local, além da feira de artesanato. No mesmo espaço acontecem importantes eventos como o festival de Jaz&Blues, no período do Carnaval e a apresentação das quadrilhas. Com as obras, moradores e turistas poderão usufruir ainda mais de todos estes atrativos, com mais conforto e acessibilidade”, ressalta o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.