Pacote de entregas com quatro equipamentos em Sobral favorece mobilidade urbana e educação

16 de setembro de 2021 - 10:27 #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto Helene Santos - Fotos

Em visita à cidade, foi assinada ordem de serviço para construção de Batalhão da Polícia Militar e convênio para construção de seus novos Centros de Educação Infantil

Um conjunto de obras com o objetivo de favorecer a mobilidade urbana e a educação de crianças em Sobral foi entregue nesta quarta-feira (15), com participação do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e outras autoridades. Foram inaugurados a 2ª etapa da Perimetral (Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior); a requalificação urbana da Avenida Doutor Guarany, que abrange também a nova estação do VLT Boulevard do Arco; e os Centros de Educação Infantil (CEIs) Padre João Mendes Lira e Dona Oneide Pessoa Dias.

O investimento total soma R$ 32,87 milhões, em parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral. Durante a entrega das obras de mobilidade urbana, foi assinadas também a ordem de serviço da construção da nova sede do 3º Comando Regional da Polícia Militar e do 3º Batalhão de Polícia Militar. Também foi assinado convênio para construção de mais seis Centros de Educação Infantil.

“Primeiro estamos entregando a Avenida Doutor Guarany, que deixou a cidade mais bonita, valorizou o ícone que é o Arco do Triunfo, que agora conseguimos ver desde o início da avenida, que foi toda urbanizada em parceria do Estado com o Município. Em seguida, vamos entregar a Avenida Perimetral, que pensa na expansão urbana de Sobral, tirando o tráfego pesado da cidade, tirando todo o lixo e os resíduos sólidos, que não precisarão passar mais por dentro da cidade e irão direto ao aterro sanitário, a Central de Tratamento de Resíduos. Viemos aqui também dar a ordem de serviço para a construção da nova sede do Batalhão da Polícia Militar, que será moderno, bonito”, listou o governador no início da agenda em Sobral, que contou com transmissão pelas redes sociais.

Sobre os Centros de Educação Infantis (CEIs), o governador enumerou que, com mais os dois entregues (Padre João Mendes Lira e Dona Oneide Pessoa Dias), já são sete existentes em Sobral, sempre em parceria com a Prefeitura. “O que o prefeito Ivo Gomes mais me pediu foi o investimento para as crianças de Sobral, é uma de suas metas universalizar as creches na cidade. Sobral já é referência nacional da educação, se tornará referência na área do atendimento às crianças de 0 a 5 anos. Essa é a fase mais importante, é o início, é a formação, que a criança precisa de estímulos, cuidado e acompanhamento. E os nossos CEIs não deixam a desejar a nenhuma creche particular neste país. Nós fazemos parte de uma geração em que as melhores coisas são voltadas para as pessoas que mais precisam”, detalhou Camilo.

Estiveram presentes ao lado do governador, a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e sua vice-prefeita, Cristiane Coelho; o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão; os deputados estaduais Tim Gomes, Ferreira Aragão e Queiroz Filho, além do deputado federal Leônidas Cristino; o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e Sandro Caron, o titular da secretaria de Infraestrutura, Lucio Gomes; Além deles, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

“Todos que estão aqui presentes têm uma parcela importante de contribuição em ter uma política pública comprometida com as pessoas aqui em Sobral, e estamos autorizando as obras e entregando equipamentos que vêm realmente mudando a vida das pessoas”, destacou a vice-governadora Izolda Cela.

O titular da SSPDS, Sandro Caron, destacou que o Governo do Ceará segue fazendo grandes investimentos no setor. Com investimento de R$ 5,8 milhões, a nova sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) será estabelecida numa área de mais de 6 mil metros quadrados (m²). O prédio, com dois pavimentos (térreo e 1º andar), contará com alojamento, salas médicas e odontológica, sala de repouso, refeitório e cozinha, gabinetes de comando, salas de reunião, salas de aula, academia, vestiário e área para manutenção dos veículos, entre outras estruturas. “Esse novo batalhão vai proporcionar para a região uma maior segurança e melhores condições de trabalho aos profissionais de segurança pública”. O 3º BPM conta com efetivo 445 policiais e atende 16 municípios.

Sobre a Perimetral, o secretário Lucio Gomes destacou: “É grande benefício para Sobral esta avenida, que abre um espaço de crescimento urbano e de desafogo de trânsito pesado. Além disso, estamos preparando o aeroporto de Sobral, cidade em franco desenvolvimento, e percebemos a cada obra a importância da parceria entre Prefeitura e Estado”.

Camilo Santana também aproveitou a ocasião para visitar as obras do aeroporto de Sobral. “Quero entregar o novo aeroporto no mais tardar no começo de 2022, e que será importante para a região Norte, para receber voos de todas as companhias aéreas”, adiantou.

Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior

A segunda etapa da Perimetral de Sobral (Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior) auxiliará não só quem trafega pelo município, mas também para ligação da sede a cidades vizinhas, como Meruoca, Alcântaras, Massapê, Senador Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos. São 11,3 km de nova malha viária, da CE-178 à CE-440, que representarão melhorias para a vida de 208 mil pessoas da região.

Somado à primeira etapa da rodovia, entregue em maio de 2018, são 18 km facilitando a mobilidade na região. Para as cidades vizinhas, facilitará o acesso a diversos equipamentos de importância regional, como o Hospital Regional Norte, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. A obra atenderá à demanda gerada pela Central de Tratamento de Resíduos para 17 municípios, e ao futuro novo aeroporto regional.

Urbanização da Avenida Doutor Guarany

Viabilizada por convênio, a Urbanização do Boulevard do Arco (2ª Etapa), na região Derby/Centro, incluiu mudanças na estação do VLT de Sobral e internalização da rede elétrica e de telecomunicações. O projeto da urbanização contemplou nova pavimentação em piso intertravado, jardim, passeio em granito polido, ciclofaixa, acessibilidade e iluminação em LED, além dos bancos e urbanização das calçadas. A extensão da avenida é de cerca de 1,6 km.

A estrutura da estação Boulevard do Arco do VLT, que anteriormente era localizada no centro da rotatória da Avenida Dr. Guarany, foi transferida em 50 metros para facilitar o acesso dos passageiros até a estação e melhorar o tráfego de veículos na avenida.

CEIs

Os pais e responsáveis pelas crianças de 0 a 5 anos que residem em Sobral passam a contar com os Centros de Educação Infantil (CEI) Dona Oneide Pessoa Dias e Padre João Mendes Lira, localizados respectivamente nos bairros Padre Ibiapina e Dom Expedito. Com capacidade para atender até 208 crianças, cada CEI oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, em um ambiente adequado, constituído de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Com as duas novas unidades de Sobral, chega a 62 o número de Centros de Educação Infantil entregues à população cearense. Durante a visita ao CEI Dona Oneide Pessoa Dias, foi assinado convênio que oficializa a parceria para construção de mais seis novos Centros de Educação Infantil na cidade. “Estamos entregando algo que é muito precioso, que é olhar para as crianças que mais precisam no Estado do Ceará. E um desses eixos é garantir creches para as crianças do nosso Estado. Nossa meta é que todos os municípios do Ceará tenham pelo menos um CEI construído pelo Estado”, finalizou Camilo Santana.