Ceará soma 236 areninhas com entregas de Caridade, Meruoca e São Luís do Curu

21 de setembro de 2021 - 10:09 #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto Tatiana Fortes e Carlos Gibaja - Fotos

Nesta segunda-feira (20), os municípios de Caridade, Meruoca e São Luís do Curu foram contemplados com a abertura de mais um campo de futebol society

O Governo do Ceará entregou nesta segunda-feira (20), as novas areninhas de Caridade, Meruoca e São Luís do Curu. Com essas entregas, o Ceará chega a 236 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 149 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 87 instalados na Capital, através do Juntos por Fortaleza, uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

“Nosso programa de areninhas é a maior política pública de esporte e cidadania do Brasil. A gente tira a meninada das ruas, tem papel social de prevenção da saúde, educação e segurança. Todos sabemos que a atividade física melhora a condição do aluno na escola, além disso, movimenta a economia no entorno das areninhas, aproxima as famílias, deixa as vias mais seguras e iluminadas”, explicou o governador.

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O investimento total dos três equipamentos somam R$ 616.348,98.

Cada areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Presentes

Estiveram presentes ao lado do governador, o secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, e os deputados estaduais João Jaime, Salmito Filho e Tim Gomes.

“Quero reforçar o pedido para as secretarias de esporte dos municípios, na ajuda da organização da utilização dos equipamentos, nos agendamentos para as escolinhas e jogos nas areninhas. Importante lembrar que não podemos gerar aglomeração, pois ainda estamos em pandemia, nada de afrouxar os cuidados, e que as cidades zelem pelos equipamentos que estamos entregando”, disse o titular da Sejuv.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das vinculadas à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

O projeto das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Meta de 600 areninhas

Finalizando a transmissão, o governador apontou que na próxima semana será feito o lançamento oficial de mais 300 areninhas por todo o Ceará. “Praticamente todas as areninhas estão licitadas, mas já vamos iniciar logo a construção daquelas que estão liberadas. Além disso, outras 65 já estão em vias de serem inauguradas e 18 estão em obras. Com isso, estamos caminhando para chegar até o final de 2022 com a nossa meta, que é de 600 areninhas por todo o Ceará”, finalizou Camilo Santana.