Mais de 6 mil crianças serão beneficiadas com 59 CEIs em construção no Ceará

11 de outubro de 2021 - 17:00 # # # #

Airton Lima

Já foram implantados 66 Centros de Educação Infantil desde 2015. A previsão é que a implantação de outros 19 comece em breve

Os primeiros passos para uma formação cidadã estão diretamente relacionados tanto aos valores familiares compartilhados quanto ao suporte educacional de base oferecido pelo poder público à população infantil. Nesse contexto, os Centros de Educação Infantil (CEIs) têm um papel fundamental na aprendizagem das crianças cearenses, garantindo espaços bem estruturados para a socialização e o desenvolvimento comportamental, físico e cognitivo nos anos iniciais de vida.

A implantação dos CEIs compõe um conjunto de ações dentro do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, Onélia Santana. Atualmente, 59 desses equipamentos estão com obras em execução no Interior, sendo que em mais da metade das unidades os serviços de engenharia superam 50% de apronto, com a estrutura predial já erguida.

Já foram implantadas 66 unidades do gênero no Ceará desde 2015. E a meta é chegar ao fim de 2022 com um total de 200 CEIs entregues.

Segundo a primeira-dama, investir na educação é prioridade. “Os CEIs dão oportunidade para as mães irem trabalhar e saberem que as crianças estão seguras e, sobretudo, se desenvolvendo. Além de disponibilizar uma excelente estrutura, com equipamentos de qualidade, os profissionais que lidam com crianças são capacitados. E, recentemente, os municípios receberam material estruturado e inédito na história da educação infantil do Ceará, com investimento do Governo do Ceará de R$ 6 milhões pela Seduc. Todo feito por nós, respeitando nossa cultura, e organizados em parceria com a Associação Nova Escola”, ressalta Onélia Santana.

Quando as obras forem concluídas e os prédios mobiliados e equipados, a projeção é que mais de 6 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino sejam beneficiadas. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Obras Públicas (SOP)

“Os CEIs que estamos implantando seguem em bom ritmo. Basicamente, são de dois tipos, com duas ou quatro salas. Logo teremos muitos equipamentos desses funcionando em vários municípios cearenses para atender as crianças”, observa o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

De acordo com o modelo construído, esses Centros têm capacidade para atender entre 100 e 208 crianças de 0 a 5 anos. Em sua estrutura contam com salas de aula, coordenação, refeitório, cozinha, banheiros e playground, além de berçário e dormitório.

Há previsão que sejam iniciadas as obras para mais 19 CEIs nas próximas semanas. Estes vão se somar aos 19 que o Governo do Ceará já havia autorizado no início em julho.