Mercado de Messejana receberá amplo projeto de requalificação

30 de novembro de 2021 - 15:37 #

Texto: Airton Lima Jr.

Mercado de Messejana terá atual configuração requalificada por meio de projeto dividido em duas etapas

Entre os projetos do Governo do Ceará para favorecer a cultura, a economia e a mobilidade urbana na capital cearense, mais um empreendimento será iniciado nas próximas semanas. Trata-se da reforma e urbanização do tradicional Mercado Público de Messejana. O processo licitatório para a nova intervenção já foi finalizado. Agora, é aguardada a publicação do contrato e autorização para início dos trabalhos.

Construído no fim do século 19 e marcado por sua arquitetura colonial, o Mercado Público de Messejana é um dos centros comerciais mais importantes de Fortaleza. O equipamento também divide o espaço da praça com a popular feira do bairro.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é quem coordenará todos os serviços de engenharia, arquitetura e urbanismo que serão executados no local. A obra ocorrerá em duas etapas principais: a urbanização e paisagismo da praça que cerca o Mercado, e a reforma predial do equipamento, totalizando uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados a ser requalificada.

“Essa recuperação do Mercado de Messejana e seu entorno foi proposta para reorganizar e renovar os espaços de grande circulação, além de melhorar o aspecto geral do equipamento, os acessos e passeios”, comenta a diretora de projetos de edificações da SOP, Aline Cordeiro.

Está prevista uma série de melhorias no intuito de trazer conforto e segurança aos comerciantes locais e frequentadores, como novo revestimento para pisos, paredes e coberta do mercado, recuperação de rampas, escadas e calçadas, novas estruturas para os boxes, pavimentação da praça em piso intertravado e revitalização de áreas verdes.