Governo do Ceará inaugura Areninha e autoriza Sinalize no município de Itatira

7 de janeiro de 2022 - 16:13 #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto Silvio Jr/Ascom Sejuv - Fotos

O Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (7), mais uma Areninha no Interior cearense. O equipamento está localizado no município de Itatira. Com este, já são 252 campos society em todo o Estado, sendo 155 construídos no Interior e 97 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Na mesma ocasião, foi autorizado o início das obras do Sinalize. O município será contemplado com 20 mil metros quadrados de asfalto e sinalização viária.

O secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, ressalta que o governador Camilo Santana assumiu o compromisso de entregar, pelo menos, uma Areninha em cada município. “Depois de cumprir com essa promessa, o governador mandou fazer uma nova licitação para mais 300 Areninhas. Inclusive para Itatira, que além desta que inauguramos, vai receber mais duas Areninhas”.

Itatira vai receber ainda mais um Centro de Educação Infantil (CEI) e um trator de grande porte.

Sobre o Sinalize, Nelson Martins assegurou que, nos próximos dias, as máquinas já estarão realizando as intervenções necessárias. “Essa é uma orientação do governador. O Estado só assina a ordem de serviço quando as empresas já estão com as máquinas no local ou perto de chegar”, aponta o secretário.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento em Itatira representa um investimento de R$ 304.125,80.

O secretário estadual de Esporte e Juventude avaliou que as Areninhas constituem o maior programa de esporte do país. “Com as da primeira etapa e as outras 300 que o governador anunciou que serão licitadas vamos chegar a praticamente 600 Areninhas”, afirma, completando que os equipamentos contam com a mais alta qualidade. “Tem grama sintética, iluminação, alambrado, vestiários, propiciando aos desportistas de cada município um equipamento de ponta, onde o esporte e o lazer podem ser desenvolvidos”.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

José Ferreira Mateus, o Zé Dival, prefeito de Itatira, vibrou com os investimentos do Governo do Ceará em sua cidade e agradeceu pela parceria que tem dado resultados mais que positivos. A expectativa, segundo o gestor, estava muito grande para inaugurar a obra. “As Areninhas são muito bem aproveitadas e em qualquer uma que você passar, seja em qual horário for, a juventude está utilizando. Enquanto o jovem treina na Areninha, ele está com o pensamento ocupado com algo positivo. Logo estaremos colhendo bons frutos que nascerão deste campo”, acredita o prefeito.

Sonho

Mais 74 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. Os espaços compreendem verdadeiras fábricas de jogadores. São jovens como Pedro Italo, que tem 13 anos e, como a maioria dos que estão na sua idade, sonha em ser jogador de futebol.

Para ele, não tem segredo, é correr atrás. “Eu já sonhava quando jogava bola num campo só com uma trave e cheio de areia. Agora, com uma areninha, eu tenho mais certeza que vou conseguir. Agora é comigo”, afirmou Italo.

O deputado estadual Zezinho Albuquerque, o ex-prefeito Antônio Almir e lideranças políticas da Região também participaram da inauguração e da assinatura da ordem de serviço do Sinalize.