Governo do Ceará entrega Areninha e inicia obras do Sinalize na Serra da Ibiapaba

12 de janeiro de 2022 - 13:55 #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto Helene Santos - Ascom Casa Civil - Fotos

Esta terça-feira (11) foi marcada, na Serra da Ibiapaba, pelas fortes chuvas que caíram e também por importantes ações do Governo do Ceará na região. Representando o governador Camilo Santana, o secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, esteve nos municípios de Ibiapina e Ubajara onde inaugurou mais uma Areninha e autorizou serviços do Sinalize.

Em Ibiapina, foi inaugurada pelo secretário Nelson Martins a Areninha de número 253. São 156 construídas pelo governo estadual no Interior e outras 97 instaladas na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. As Areninhas são espaços multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O equipamento em Ibiapina representa um investimento de R$ 283.594,31.

Mais 73 Areninhas estão perto de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. “Não tem coisa melhor para nós, cearenses, do que chuva. E que bom que até ela veio prestigiar esse momento. É uma alegria estarmos trazendo tanta coisa boa para a região da Ibiapaba. A Areninha já tem a sua importância comprovada. Porque, onde inauguramos uma, o pessoal faz bom uso e joga bola até tarde da noite. Além de ajudar na questão da saúde, elas evitam que os jovens e nossas crianças sigam para o caminho das drogas”, apontou Nelson Martins.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

Para o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, as Areninhas já representam a maior política pública de esportes de todo o país. “Gosto sempre de frisar que este projeto começou no Campo do América, lá em Fortaleza, ganhou todo o estado do Ceará e vem ganhando todo o país. É modelo para todos os demais estados da nossa Federação”, ressaltou, acrescentando que o governador não pensa apenas em entregar equipamentos, mas também no lado social de cada obra. “Daqui a pouco, ao lado da Areninha vai ter cidadão vendendo refrigerante, espetinho e, para a juventude, vamos trazer um programa social chamado Esporte em Três Tempos, no qual eles vão treinar com todo material e acompanhados por um profissional. Quem sabe daqui saia no futuro profissionais que serão aproveitados por nossos grandes clubes”, disse Rogério Pinheiro.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

Dia ímpar

O prefeito de Ibiapina, Marcos Antônio da Silva Lima, o Marcão, classificou esta terça-feira como “dia ímpar” para o município. “É um momento histórico para a Ibiapina, quando recebemos a Areninha e o Sinalize. É também um momento de agradecimento. Particularmente, me sinto mais feliz do que a maioria dos habitantes de nossa cidade, porque sei o quanto foi difícil, mas corremos atrás e o governador não mediu esforços para trazer esses investimentos”, comemorou.

Yan César, de apenas 11 anos, foi conferir de perto a inauguração da Areninha de Ibiapina. O cenário, para ele, era algo que só via na televisão. “A gente não tinha um campo e agora temos esse que é perfeito pra jogar. Isso é muito bom”, vibrou. Quem também aprovou foi o senhor Nonato, pai de uma das crianças que, segundo assegura, será um dos que mais vão querer estar dentro do campo, faça chuva ou sol. “O futebol é muito importante para a criançada. Temos grandes exemplos de pessoas que conquistaram tudo na vida através do esporte. Aqui está a esperança de muitas famílias de Ibiapina”, avaliou Nonato.

Segurança viária

Outra ação importante registrada nesta manhã foi a assinatura das ordens de serviços para o início das obras do Sinalize. Serão 20 mil metros quadrados de asfalto e sinalização em cada uma das cidades visitadas. “Em todo município situado em serra, sem exceção, tem problema de trânsito. E nisso o Sinalize vai ajudar bastante”, avaliou o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins.

Além de investir na segurança em paralelo com ampliação e qualificação das rodovias cearenses, o Governo do Ceará realiza parceria com as prefeituras para diminuir o número de acidentes de trânsito nas vias urbanas municipais. Isso acontece por meio do Sinalize – Programa de Segurança no Trânsito, com investimento de R$ 198 milhões para 3,9 milhões m² de asfalto.

Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara, lembrou que esta não é a primeira vez que o município é contemplado com as ações do Sinalize, e afirmou que as melhorias que chegam com o programa interferem diretamente no número de acidentes. “Sempre contribui muito com a mobilidade urbana. Sabemos que vai além da questão do motorista. Também melhora o acesso dos pedestres. Muitas mães e pais precisam passear com carrinhos de crianças, e cadeirantes precisam das vias em boas condições. Isso favorece toda a população, inclusive no lado turístico. É uma cadeia, um ciclo virtuoso que se forma em torno do desenvolvimento da região”, avalia Renê.

Ainda de acordo com o prefeito Renê, “por mais que seja um município com boa movimentação financeira, por ser turístico, todos do porte de Ubajara não têm condições financeiras de arcar com a compra de 20 mil metros quadrados de asfalto. Sabemos que caso (o município) faça essa aquisição, acaba comprometendo outras áreas, como a saúde e a educação”, conclui. A extensão de malha asfáltica com que cada município será contemplado varia de acordo com o número de habitantes, escalonada entre 10 mil m², 20 mil m² e 30 mil m².

O deputado estadual Sérgio Aguiar, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas da região da Ibiapaba também participaram dos eventos.