Revitalização da Praça do Teatro Rachel de Queiroz já beneficia população e estimula o turismo em Guaramiranga

17 de maio de 2022 - 12:44 #

Texto: Airton Lima Jr.

A região serrana do Maciço de Baturité receberá nas próximas semanas mais um equipamento público voltado para o lazer e o turismo cultural totalmente recuperado pelo Governo do Ceará. Agora, os moradores de Guaramiranga e as mais de 500 mil pessoas que visitam a cidade turística todo ano contam com a nova praça central, cujas obras de revitalização estão na reta final.

A reforma do espaço, que inclui o entorno do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, está com 98% dos serviços concluídos, sob execução e supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). As intervenções fazem parte do Projeto Integrado de Valorização de Destinos Turísticos do Ceará, elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur).

Praticamente toda a área da praça de 3,7 mil metros quadrados (m²) já foi requalificada e liberada para os frequentadores e a realização de eventos culturais ao ar livre. Foram finalizadas a pavimentação em piso intertravado na via principal, a rua Joaquim Alves Nogueira, a pintura do passeio e canteiros, e ainda a implantação dos novos quiosques e outras estruturas como banheiros, assentos, pergolados e caramanchões.

“Estamos executando os serviços finais para entregar a obra, restando apenas o assentamento de piso drenante em alguns trechos, a instalação de parte das luminárias e do paisagismo com plantio de flores nas áreas verdes da praça”, detalha a gerente regional da SOP, Nadine Cavalcante.

A revitalização da praça do Teatro Rachel de Queiroz teve aporte de R$ 1,33 milhão do Tesouro do Estado. O empreendimento, além de estimular a economia criativa ligada à produção artesanal guaramiranguense, dialoga tanto com as tradicionais manifestações artísticas da cidade, a exemplo do Festival Jazz & Blues quanto com o ecoturismo amplamente praticado no Maciço de Baturité.