Em Tauá, governadora Izolda Cela entrega Praça da Juventude e autoriza construção do Parque de Exposições e da Praça Mais Infância

27 de junho de 2022 - 14:44 #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto Helene Santos Fotos

Investimentos fortalecem a renda das famílias e oportunizam mais lazer para Tauá e região

Manhã de festa para a população de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, que, nesta segunda-feira (27), recebeu a inauguração da Praça da Juventude, com a presença da governadora Izolda Cela e outras autoridades. Na oportunidade, a gestora autorizou a construção do Parque de Exposições e de uma Praça Mais Infância. “Essas obras totalizam mais de R$ 21 milhões em investimento, sendo o Parque de Exposições a ordem de valor maior pela importância que tem, porque é um equipamento que mobiliza um circuito de produção relacionado à vocação de Tauá”, destacou a governadora Izolda Cela.

A solenidade, que foi marcada por apresentações culturais, contou com as presenças da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; do secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira: do ex-vice governador do Ceará, Domingos Filho; do deputado federal Domingos Neto; e de lideranças locais.

Mais esporte e lazer

A Praça da Juventude de Tauá, localizada no bairro Aldeota, tem quadra poliesportiva coberta, teatro de arena, campo de futebol society, quadra de areia, salas multiuso, pista de corrida/caminhada, pista de skate e pista de saltos numa área de quase 11 mil metros quadrados. Foi investido R$ 1,48 milhão do Tesouro Estadual na construção. “Um espaço multificional de cultura e convivência para toda a cidade”, pontuou a governadora.

Antônio Carlos Ribeiro, 16, e os amigos foram conhecer o espaço. “Isso agrega muito à cidade. Vai ajudar muitos jovens que poderiam estar na rua”, definiu. “Estamos cada vez mais levando equipamentos esportivos para os 184 municípios cearenses. Isso influencia diretamente na prática esportiva”, frisou Rogério Pinheiro, titular da Sejuv.

A prefeita ressaltou a parceria com o Estado para o desenvolvimento da cidade. “Nosso coração está muito agradecido por todas as parcerias que foram e estão sendo feitas. Parceria na área das políticas de saúde, assistência social, educação e infraestrutura. Investimentos para o desenvolvimento de Tauá e toda a região”, agradeceu Patrícia Aguiar.

Fortalecendo a vocação tauaense

A economia de Tauá, segundo maior município cearense em área territorial, é baseada na pecuária e na agricultura familiar. O município reúne o maior rebanho de caprinos do Ceará. Assim, o Parque de Exposições garantirá geração de emprego e renda, atraindo visitantes para o Tauá e também proporcionando um espaço de qualidade para exposição, comercialização e realização de vários tipos de eventos na cidade.

O tauanse João Félix do Nascimento, 73, é comerciante há 40 anos. Para ele, que vende carne de carneiro, o Parque de Exposições representa muita alegria. “Isso favorece para mim, para quem vende o carneiro vivo. Mais pessoas visitando Tauá melhora para todos. Deus bota o sol para todo mundo, né? Aí, a coisa fica maravilhosa”, comemorou.

Para isso, o Parque será construído em terreno com área total de 189 mil m², cedido pela Prefeitura, e situado no acesso a partir das rodovias BR-020 e BR-404. A obra, que tem como executor a Superintendência de Obras Públicas (SOP), conta com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões.

O equipamento terá pista de corrida de cavalos, pavilhão de hortifruti e queijo, curral, paisagismo, uma área multiuso para eventos, espaço para stands e feiras, arquibancadas, pavilhões para animais, estacionamento, restaurantes etc. O Parque de Exposições promoverá agricultura e pecuária, assim como eventos em geral, fomentando a economia local, assim como disponibilizar estrutura para o funcionamento de equipamentos de utilidade pública e equipamentos para a geração de empregos.

Espaço para crianças e famílias

Já a Praça Mais Infância de Tauá, que terá investimento de R$ 1,1 milhão, inclui praça de acolhida, brinquedopraça, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, bicicletário e bloco administrativo, com fraldário e banheiros.

A titular da SPS ressaltou que o espaço fortalece vínculos familiares e comunitários. “Na praça também vão estar os jovens e a terceira idade porque é um espaço de convivência”, reforçou Onélia Santana, afirmando que Tauá também receberá uma Casa da Mulher Cearense. A ordem de serviço deve ser assinada em breve.

O Ceará já conta com 27 Praças Mais Infância entregues, que contemplam crianças e suas famílias por meio do pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará. Mais 19 unidades, incluindo a de Tauá, estão em processo de construção.