Revitalização do entorno do monumento de São Francisco, em Canindé, é autorizada pela governadora Izolda Cela

1 de julho de 2022 - 14:10 #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil Texto Tiago Stille Fotos

Romeiros, devotos e moradores de Canindé e região receberam com bastante alegria, na manhã desta sexta-feira (1º), a governadora Izolda Cela para a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de revitalização do entorno do monumento de São Francisco. A ação, com investimento de R$ 11 milhões, chega para fortalecer o turismo religioso local, força motriz do município. Também estiveram no evento a prefeita da cidade, Rozário Ximenes; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; além de deputados, vereadores e demais autoridades.

A governadora Izolda Cela salientou a importância e a força do turismo religioso para alguns municípios do Ceará, como Canindé. “Estou muito feliz de estar aqui para assinar esta ordem de serviço. Algo muito desejado pela prefeita e por todos que fazem Canindé. Teremos uma estrutura adequada para esperar todos aqueles que queiram vir visitar esse espaço tão importante. O turismo religioso é um valor, uma verdadeira força para diversos pontos do Ceará e precisamos valorizar isso”, declarou.

A obra visa urbanizar o entorno do Monumento de São Francisco, oportunizando aos romeiros, visitantes e público em geral espaços para oferta de serviços e momentos de reflexão religiosa, integrando o roteiro religioso e valorizando o patrimônio cultural de Canindé.

O projeto contempla um conjunto de ações de recuperação, como a requalificação das vias de acesso à estátua; a implantação de uma via secundária de acesso ao estacionamento do entorno para veículos de grande porte; caramanchões; rampas de acesso; implantação de via de acesso para pedestres; paisagismo, iluminação, bloco comercial, bloco de Centro Cultural e Administrativo e a capela Nossa Senhora dos Anjos.

Rozário Ximenes agradeceu ao Governo do Ceará por todo o apoio e projetou um crescente desenvolvimento para Canindé com a chegada de todas as melhorias autorizadas nesta sexta. “É um dia de grande felicidade para a nossa cidade. Espero por este momento há muito tempo. Canindé está se tornando um município turístico também por conta destas obras, o Corredor Religioso, a Basílica de São Francisco e também a estátua. Sou muito grata ao apoio do Governo do Estado para realizar tudo isso”, pontuou.

Momento emocionante

A aposentada Maria José Mota mora há mais de 50 anos em Canindé. Devota, sempre visita a estátua de São Francisco para fazer suas preces e pedidos. Ao saber da chegada de mais obras para a cidade, dona Maria não só comemorou a revitalização do espaço religioso, como também não segurou a emoção.

“Nossa cidade estava precisando, principalmente aqui onde fica a estátua. Recebemos muitos turistas, gente do Brasil todo que vem ver nosso santo. Com as obras prontas, o turismo religioso vai aumentar e nosso São Francisco vai ficar bastante feliz”, comentou emocionada.

Corredor religioso

A requalificação do entorno do monumento é uma continuidade das melhorias proporcionadas pelo Governo do Ceará para o turismo religioso em Canindé. Entregue em 2019, o Corredor Religioso da cidade foi concebido para receber melhor todos os visitantes e fiéis de São Francisco. A intervenção foi responsável pela requalificação da Via Processional, que liga a Avenida Francisco Campos à Igreja Cristo Redentor; pela abertura da Via Iluminada, interligando o Convento Franciscano à Praça da Basílica; e a reforma da Praça Matriz da cidade, onde está situada a Basílica. O investimento nas obras foi de mais de R$ 2 milhões, propiciando maior atratividade e comodidade para o turismo religioso e melhor infraestrutura e qualificação do ambiente urbano do município.