Governo do Ceará entrega 31ª Praça Mais Infância em Boa Viagem

8 de dezembro de 2022 - 09:34 #

Sheyla Castelo Branco e Thaynan Freitas - Ascom SPS Texdto Thiago Gaspar e Wilson Oliveira Fotos

Novo espaço beneficiará 2.200 pessoas, diariamente, no município

As famílias de Boa Viagem, no Sertão de Canindé, agora contam com um espaço adequado para o lazer e o fortalecimento do vínculo comunitário. É que no final da tarde desta quarta-feira (7), a governadora Izolda Cela entregou a 31ª Praça Mais Infância com academia ao ar livre, no bairro Recreio. Estiveram presentes o secretário-executivo da Proteção Social, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Paulo Rogério Guedes; o prefeito da cidade, José Carneiro Dantas Filho; e demais autoridades.

“A Praça Mais Infância contempla toda a comunidade e, reúne, em um só lugar, brinquedos, quadras e academia ao ar livre para atender as famílias de Boa Viagem. As brinquedopraças possibilitam que as nossas crianças tenham entretenimento, mas, principalmente, momentos de aprendizagem. Quando se tem uma infância bem cuidada, bem estruturada e de oportunidades, elas crescem com importantes valores. Nosso compromisso é cuidar das novas gerações, garantindo educação e lazer para um futuro melhor. Os desafios são muitos, mas acredito no compromisso do nosso governo para com a população de Boa Viagem. Portanto, cuidem desse espaço que é de vocês”, destacou a governadora Izolda Cela.

Os equipamentos do Mais Infância Ceará, programa desenvolvido pela SPS, fortalecem a cidadania e inclusão das crianças e suas famílias nos 184 municípios cearenses.

No novo espaço serão beneficiadas 2.200 pessoas, diariamente. Famílias como a da Estefani Sousa, 16, que veio conferir o novo equipamento junto do filho Israel, que tem seis meses de idade e já se anima ao ver os brinquedos da Praça Mais Infância. “Vai ser muito bom para as crianças e paras as mães ter um espaço desses perto de casa e da escola dos nossos filhos. É um novo lugar para as nossas crianças brincarem e pra gente ter um lazer também mais perto de casa”, avalia Estefani Sousa.

A Praça Mais Infância de Boa Viagem dispõe de parque infantil, com playground com piso emborrachado anti-impacto, anti-derrapente e drenante, pergolato, quadra poliesportiva, bicicletário, espiribol, além de áreas de apoio, com fraldário para bebês, banheiros masculino e feminino, salas de administração e almoxarifado, e conta também com uma Academia ao Ar Livre.

“O lazer é um direito que deve ser assegurado às nossas crianças e adolescentes. Hoje é uma noite de muita alegria, estamos inaugurando mais uma Praça Mais Infância. Que a gente possa ver o desenvolvimento de cada criança desse lugar, porque nossas políticas públicas são pensadas para o bem comum da comunidade, para que tenham um futuro promissor. As portas do Governo do Estado estarão sempre abertas à população de Boa Viagem. A Praça Mais Infância serve para unir as famílias, desenvolver as habilidades motoras das crianças, cognitivas, psicológicas e esportivas através do ato de brincar”, reforçou o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes.

Maria Irani, 48, também mora no bairro Recreio e conta que o novo espaço vai ser de muita utilidade para as suas caminhadas. “Estou muito feliz porque gosto de caminhar e agora vou ter uma praça perto de casa com uma academia para fazer meus exercícios sempre que quiser”, comemorou ela ao ver os equipamentos da academia ao ar livre.

A Academia ao Ar Livre conta com os seguintes aparelhos: simuladores de bicicleta, de esqui e de caminhada individual; alongador de três alturas; twist lateral duplo; multi-exercitador de funções; simulador de cavalgada; rotatória diagonal dupla; estação para pessoas com deficiência e placas de orientação.

“É uma alegria receber esse equipamento em nossa comunidade e poder testemunhar a satisfação das nossas crianças ao verem os brinquedos e todo o espaço que foi pensado cuidadosamente para elas. Agradecemos ao Governo do Estado que investe nas melhorias do nosso município”, pontuou o prefeito de Boa Viagem, José Carneiro Dantas Filho.

As obras foram executadas por meio da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), em uma área de 2.470,95 m². A Praça faz parte das obras do Proares e recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, oriundo do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Estrutura

Os Centros de Esportes em Praça Mais Infância integram o Programa Mais Infância Ceará, dentro do eixo Tempo de Brincar. São espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil, focado na ampliação de ambientes de convivência com adultos e idosos, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias integradas à comunidade.

Na oportunidade, a governadora Izolda Cela e o secretário Paulo Rogério Guedes, acompanhados das crianças, realizaram o plantio de uma muda de Ipê Roxo. A educação ambiental é estimulada nos equipamentos Mais Infância Ceará.