Governo do Ceará entrega revitalização da orla de Mundaú para fortalecer turismo em Trairi

30 de dezembro de 2022 - 09:51 #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil Tiago Stille Fotos

São cerca de 19 mil m² urbanizados e reformados que vão fomentar o turismo e a economia no distrito de Mundaú

A população e os turistas de Trairi, no Litoral Oeste da Grande Fortaleza, receberam um grande presente neste fim de ano: um espaço de cerca de 19 mil m² totalmente requalificado, resultado da urbanização da orla do distrito de Mundaú, importante ponto turístico da região, situado a 17 quilômetros da sede do município. As intervenções foram realizadas pelo Governo do Ceará através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), com recursos aplicados via Secretaria do Turismo (Setur).

O espaço ganhou mais visibilidade e abriu espaço para receber mais e melhor as famílias trairienses e visitantes. Entre elas, estão pessoas como a enfermeira Renata Rebouças, 43, que é exatamente natural de Mundaú. “Está tudo muito maravilhoso. Essa obra contribui para deixar a praia muito bonita”.

Ana Cândida, também enfermeira, 40, ficou impressionada com a revitalização da orla. “O Governo do Estado, junto com a Prefeitura, está de parabéns pelo resultado. A gente está vendo aqui famílias, crianças, e isso melhora a qualidade de vida dos munícipes”, afirmou ela, que é mais uma nascida em Trairi.

Elas acompanharam atentas a cerimônia de inauguração do equipamento turístico, nesta quinta-feira (29), com a presença da governadora Izolda Cela, que esteve acompanhada do prefeito de Trairi, Gustavo Moreira. Foram aproximadamente R$ 10 milhões investidos na obra, que englobou a reforma da Praça do CTPA e de uma quadra poliesportiva existentes na orla trairiense, próximo à Barra do Rio Mundaú; a construção do calçadão paisagístico de quase 800 metros de extensão, incluindo a pavimentação de cinco pontos de acesso com rampas e escadarias; além da implantação quiosques com sanitários e chuveirões, quadra de areia, arquibancadas, pergolados, anfiteatro, entre outras estruturas.

“Esse é um espaço que ficou muito lindo. E eu quero dizer a vocês que é muito importante que cuidem disso tudo aqui e mostrem a quem vem aqui como é importante cuidar de uma orla como essa. Porque, se vocês cuidarem, todos vão cuidar também. Essa obra traz um desenvolvimento importante para a região”, disse a governadora Izolda Cela, dirigindo-se aos moradores que compareceram ao evento de entrega da revitalização.

A nova orla da Praia de Mundaú garante acessibilidade facilitada e universal aos turistas e moradores e também promove a valorização ambiental e turística da zona litorânea do Trairi, no encontro do Rio Mundaú com o mar.

“As pessoas bem imaginam o impacto que essa obra pode ter para Trairi e, mais diretamente, ao Mundaú. Com a revitalização desse espaço, a gente tem um maior incentivo ao lazer, mas também à economia. É uma obra de grande importância para nós”, pontuou o prefeito de Trairi, ressaltando também a preservação do ecossistema costeiro de toda a região.

A expectativa é que Mundaú conquiste um maior desenvolvimento socioeconômico a partir dessa revitalização, gerando mais emprego e renda para as comunidades locais e, ao mesmo tempo, atraindo mais oportunidades de negócios nos setores de gastronomia, artesanato, ecoturismo e hotelaria.

Estiveram também presentes o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Caio Timbó; o deputado federal AJ Albuquerque; vereadores do município e demais autoridades.