Novo gramado da Arena Castelão passa pelo segundo corte

17 de janeiro de 2023 - 12:18 #

Eudes Brasil - Texto e Foto

Um mês após o plantio, o novo gramado da Arena Castelão é aparado pela segunda vez. Agora, o corte será semanal para continuar estimulando o crescimento e fazer ajustes de nivelamento

Oito dias depois do primeiro corte drástico, o gramado da Arena Castelão foi aparado pela segunda vez. O trabalho teve início na manhã desta terça-feira (17), sendo concluído ao longo do dia.

A partir dessa etapa, as podas passam a ser de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade e com a velocidade de crescimento da grama. Durante o intervalo dos cortes, o campo continua recebendo adubação e irrigação, seguindo o cronograma já estabelecido. A rotina de aparar o gramado, nesta etapa de cuidados até a liberação para partidas, tem o objetivo de continuar estimulando o crescimento horizontal da grama e evidenciar possíveis pontos que necessitem de nivelamento.

No decorrer das próximas semanas, será feita aplicação de top press, uma camada fina de areia sobre o campo para ajudar na fixação e na ramificação horizontal das mudas em desenvolvimento.

O cronograma de podas periódicas será mantido de forma permanente mesmo após a liberação do estádio para os jogos, fazendo parte da rotina de manutenção do campo de jogo.

Reforma

A Arena Castelão, principal equipamento esportivo do estado, foi o estádio brasileiro que mais recebeu jogos na temporada 2022, com 73 no total. Em seguida, com oito partidas a menos (65), figuraram Mineirão e Maranacã. O uso excessivo acarretou desgaste, solucionado por meio de reforma completa do gramado.

A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com troca de todas as camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foi retirada toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir os drenos. Na segunda etapa, foi feita reforma do sistema de drenagem, dobrando a estrutura de valas, tubos e mantas de drenagem, do tipo bidim. Em formato de espinha de peixe, o mecanismo disposto na camada mais profunda do gramado do Castelão saltou de 1.850 metros de tubulação para 3.700 metros, dobrando a capacidade.

Finalizada essa etapa, foram depositadas novas coberturas de brita e de areia, para, em seguida, realizar os serviços de nivelamento a laser do terreno, testes e ajustes do sistema de irrigação. Somente após a conclusão desses serviços foi realizado o plantio das mudas.

Na terceira etapa, foi realizado um plano de cuidados para enraizamento e crescimento do gramado. No mesmo intervalo, o sistema de irrigação passou por uma revisão detalhada e foi finalizado o trabalho de automatização da irrigação.

A obra de implantação do novo gramado da Arena Castelão recebe investimento de R$ 1,95 milhão e o prazo para a conclusão dos serviços é o início de março de 2023.