Pavimentação Parra-Itapipoca alcança 85% de execução

19 de janeiro de 2023 - 11:33 #

Texto: Eudes Brasil

Nova rodovia vai funcionar como mais uma opção de rota de Sobral para Fortaleza e deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2023

A pavimentação da rodovia CE-240 entre a localidade de Parra, em Trairi, e o município de Itapipoca já está com 85% dos serviços concluídos. O trecho, que vai do entroncamento com a CE-085 até o Contorno de Itapipoca, vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Litoral Oeste e região Norte, pois faz ligação direta com a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e com o Porto do Pecém.

“É uma obra de fundamental importância que dá seguimento à CE–240, iniciando na cidade de Sobral, passando por Miraíma, Itapipoca e agora chegando à CE-085. A rodovia vai reduzir substancialmente a quilometragem, o tempo de viagem e o custo do transporte de quem vem de Sobral e cidade circunvizinhas para Fortaleza “, afirma o geólogo da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quirino Ponte.

A nova estrada, com extensão de 29,13 km, também vai beneficiar o município de Tururu, abrangendo áreas dos distritos de Cemoaba, Conceição, São Pedro do Gavião e a localidade de Água Boa, o que vai facilitar o escoamento da produção agrícola local e proporcionar segurança viária e acessibilidade para a população da região.

A rodovia, com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano, faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta e recebeu investimento de R$ 28 milhões. Já foram executados os serviços de proteção ambiental, drenagem, terraplanagem e bueiros. Atualmente, os operários que se dividem em quatro frentes de trabalho ao longo da estrada, trabalhando na construção de duas pontes sobre os rios Mundaú e Trairi, finalizando a construção da rotatória no entroncamento com a CE-085 e concluindo a pavimentação.