Governo do Ceará entrega 300ª Areninha, em Maranguape

13 de abril de 2023 - 10:33 # # #

Casa Civil

O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (12), uma nova areninha no estado. O equipamento é o de número 300 e está localizado no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. O evento contou com a presença do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e o prefeito de Maranguape, Átila Câmara.

Dentre as 300 Areninhas construídas no Estado, 195 estão localizadas no Interior e 105 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Em Maranguape, é o segundo equipamento entregue. Na Região Metropolitana, são 132.

“Essa Areninha é a de número 300, um número especial, mas não para por aqui. Temos muito mais por vir, para os 184 municípios cearenses”, ressaltou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro. “Esse é o maior programa esportivo de todo o país, essa importante política pública transpassa o esporte. Aqui, mexe com toda a comunidade, é um lugar de sucesso”, completou o secretário.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Secretaria da Juventude (Sejuv).

Impacto social

O projeto, que nasceu há oito anos, na cidade de Fortaleza, chega hoje, pela segunda vez, em Maranguape, com a mesma finalidade da sua primeira entrega: transformar a realidade de jovens e crianças por meio do esporte e unir a comunidade.

O maranguapense Eduardo Perez, monitor de um projeto de esportes na comunidade do Novo Maranguape II, trabalha há 30 anos para mudar a vida dos jovens através do esporte e ficou encantado com o novo equipamento.

“Nós lutamos durante muito tempo para termos acesso a um local assim. [Um lugar] bem estruturado para podermos oferecer a essas crianças o melhor”, contou o monitor. O projeto dá aulas de futebol para cerca de 30 crianças, que antes treinavam em campinhos não profissionais, e a partir de agora terão acesso ao novo equipamento de esporte do Governo do Estado, a Areninha Francisco Osmar Ferreira da Silva, que recebe esse nome em homenagem a um dos mais importante jogadores de futebol de Maranguape.

“A gente só tem que agradecer, primeiramente a Deus, a autoridades que olharam para gente, e a esses meninos, que seguem aqui para serem transformados pelo esporte”, pontuou Eduardo.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

O equipamento de Maranguape, do Tipo II, representa um investimento de R$ 326.784,18 e tem área de 1.200 m².

O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, destacou o trabalho voltado para o esporte que nasceu na comunidade, e também a alegria por estar fazendo essa entrega. “Essa comunidade tem muita gente boa, aqui se trabalha com esporte há muito tempo. Aqui é um lugar carente, que sofre muito preconceito, mas que merece tudo de bom”, ressaltou o prefeito de Maranguape, Átila Câmara.

Parceria

As areninhas são um dos maiores símbolos de uma parte importante do DNA do Governo do Estado: a parceria com os municípios. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

“As grandes obras que temos no município são em parceria com o Governo do Estado. Temos algumas grandes obras para ainda entregar, e agradeço sempre o diálogo para que isso seja possível”, concluiu o prefeito.

A Areninha de Maranguape foi construída sob supervisão da SOP. Os recursos são oriundos dos Tesouros Estadual e Municipal. Há ainda mais 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 251 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.