Governo do Ceará entrega nova areninha ao município de Itapipoca

27 de abril de 2023 - 11:25 # # #

Casa Civil

No Ceará existem 50 areninhas em vias de serem inauguradas, 251 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas

Pensando em investir no desenvolvimento dos jovens e da comunidade por meio do esporte, o Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (26), mais uma areninha para o povo cearense, desta vez, no município de Itapipoca, no bairro da Estação.

“É um momento muito importante que estamos vivendo hoje, porque a Areninha é um programa de muito sucesso em todo o Estado. Ali, nós temos o programa de esporte, que atrai pessoas de todas as idades, mas também atrai pessoas para gerar emprego e renda nos arredores no equipamento”, destacou assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, que participou do evento representando o governador Elmano de Freitas. “Eu fico muito feliz de ver Itapipoca se desenvolvendo cada vez mais”, completou o assessor especial, que tem raízes na cidade.

Já são 302 campos society em todo o Estado, sendo 197 construídos no Interior e 105 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Esta é a quarta Areninha inaugurada em Itapipoca. No Litoral Leste/Vale do Curu, são 14 já entregues.

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society, que incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Representando o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o secretário-executivo da Pasta, Igor Pinho, destacou a diferença que equipamentos como este fazem aos jovens locais. “O esporte é saúde, o esporte salva vidas. Então, vamos usar as nossas Areninhas com muito carinho”, ressaltou o secretário-executivo. “Nesta quinta-feira (27), teremos a nossa ministra do Esporte, Ana Moser, em nosso Estado e ela vem trazendo muito investimento para o esporte no Ceará, e assim continuar realizando projetos com este”, pontuou.

A areninha, chamada Maria Euricina Medeiros dos Santos, é um equipamento com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O equipamento, classificado como do Tipo II, representa um investimento de R$ 280.517,25 e tem área de 1.200 m².

Grato pela oportunidade de inaugurar mais um equipamento em parceria com o Governo do Estado, o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, destacou a importância desse tipo de parceria para o desenvolvimento local. “Espaços assim, são espaços públicos que oportunizam a juventude, a nossa criançada a brincar, a jogar uma bola, a praticar um esporte, e que, muitas vezes, faltam à nossa comunidade”, destacou o prefeito.

Cada areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

“Minha palavra é de gratidão por essa parceria com o Governo do Estado. Essa é a terceira areninha inaugurada na minha gestão e a quarta de Itapipoca. Então, estamos muito felizes”, pontuou o prefeito. “Nós estamos em uma comunidade muito humilde, então isso é muito importante para todos aqui”, completou.

Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Secretaria do Esporte (Sesporte). Há ainda mais 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 251 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.