Areninhas trazem esperança de dias melhores e garantem a prática segura do esporte em Senador Pompeu

25 de julho de 2023 - 16:27 # # # # #

Casa Civil

“Essa Areninha é a realização do nosso sonho”. A frase é do estudante de Senador Pompeu, Pedro Gabriel, que aos nove anos não sabia o que era jogar futebol de forma segura, sem se machucar. “Eu só tinha o campo antigo, torto e com pedra que toda vez machucavam os pés. Não consigo acreditar que a gente conseguiu”, afirma Gabriel, ao lado do alambrado que separa as duas realidades.

O equipamento bastante comemorado está fincado no bairro Alto do Cruzeiro, em Senador Pompeu, onde o Governo do Ceará inaugurou duas Areninhas nesta segunda-feira (24). O outro fica no bairro do Pavãozinho. Já são 316 Areninhas em todo o Estado, sendo 204 construídos no Interior e 112 em Fortaleza.

O assessor especial para Assuntos Municipais, Artur Bruno, ressaltou que as Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

“Essa já é a terceira Areninha que o Governo entrega em Senador Pompeu. Esses equipamentos são fundamentais para o esporte, para o lazer, a assistência social, para segurança pública, e até geração de emprego e renda”, apontou Artur Bruno. “Ainda vamos entregar a rodoviária e também um Centro de Educação Infantil. Tudo para melhorar a qualidade de vida da população”, disse o secretário.

Os equipamentos de Senador Pompeu, do Tipo II, representam um investimento de R$ 320.593,04, cada. Ambas têm área de 1.200 m².

As Areninhas foram construídas sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP) com recursos oriundos dos Tesouros Estadual e do Município. Cada uma é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, a SOP executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

O prefeito Maurício Pinheiro ressaltou que a inauguração dá oportunidade às crianças e jovens da cidade. “Que bonito vermos essa nova geração unida. Hoje temos times do Pavãozinho e do Alto do Cruzeiro. O esporte é isso, é saúde, educação, segurança e união”, apontou Maurício.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sesporte.

Há ainda mais de 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 250 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas. “Hoje já estamos inaugurando a Areninha de número 316. Todos os 184 municípios contam com pelo menos uma e aqui são três. Nós, que somos Governo, temos a preocupação de não só entregar o equipamento, mas levar projetos esportivos para dar ocupação, como o Esporte em Três Tempos, que atende hoje mais de 20 mil crianças e jovens com idades entre sete e 17 anos, dando oportunidade da prática esportiva e de inclusão social”, declarou o secretário estadual de Esporte, Rogério Pinheiro.