Instituição para idosos supera os 80% de implantação em Brejo Santo

6 de setembro de 2023 - 11:52 # # # # # #

Airton Lima

A Região do Cariri vai ganhar um equipamento que garante mais atenção e qualidade de vida para a população da terceira idade, desta vez no município de Brejo Santo. Trata-se de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que vem sendo implantada pelo Governo do Ceará, hoje, com pouco mais de 80% das obras já concluídas. As intervenções são conduzidas pela equipe do 10º Distrito Operacional da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A ILPI é mais um espaço de perfil assistencial, a exemplo das Casas da Mulher Cearense (CMCs) e Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), que fazem parte da rede de equipamentos coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), oferecendo apoio a grupos socialmente vulneráveis.

São locais de acolhimento em regime integral e especial de alta complexidade, que contam com equipes multidisciplinares para atender idosos em situação de abandono ou negligência, nos casos de quebra de vínculo familiar e comunitário. A instituição pertence ao Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares), da SPS. “Será mais uma entrega relevante do Governo do Estado ao Cariri. Este é um equipamento que proporciona toda estrutura, serviços e acolhimento necessários ao público da terceira idade que se encontra em condições vulneráveis. Uma estrutura padrão e modelo”, ressalta o superintendente da SOP, Quintino Vieira.

A unidade de Brejo Santo tem aproximadamente 15 mil m², integrada com bloco principal contendo 02 salas de atividades, 06 dormitórios, áreas de estar e jardins internos; bloco de saúde com auditório, sala de reunião, 01 sala de psicologia, 01 consultório odontológico, 01 sala de fisioterapia, 01 sala de fonoaudiologia, 02 consultórios médicos, 02 enfermarias (masculina e feminina) e 03 salas de Assistência Social; e por fim, bloco de serviços com refeitório, lavanderia e depósito. Além desses ambientes, a ILPI ainda apresenta um centro ecumênico, um vestiário e sanitários adaptados às condições físicas e motoras dos idosos.

“Praticamente já concluímos as estruturas internas do prédio, e estamos focando agora na urbanização, pintura e acabamentos da área externa. Temos um bom avanço dos serviços e a obra se encontra dentro do cronograma planejado para entregar um equipamento completo e de qualidade à população de Brejo Santo”, explica o gerente regional da SOP, José Muniz.

O Governo do Ceará está investindo aproximadamente R$10 milhões na implantação da instituição. A previsão é que a obra seja finalizada até o fim do ano.

Mais infraestrutura para Brejo Santo

Nos últimos anos, o município foi contemplado com equipamentos fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico caririense, tais como a construção de uma areninha, uma nova sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a restauração de 22,30 km da rodovia CE-397, o que representa cerca de R$ 16,7 milhões em melhorias.