Trabalho de manutenção do gramado do Castelão é intensificado com pausa para data Fifa

11 de setembro de 2023 - 14:15 # # # # #

Mariane Dantas

Poda, adubação granulada e líquida, irrigação, correção de falhas, esses são alguns dos procedimentos realizados no gramado da Arena Castelão, de domingo a domingo, para garantir boas condições de jogos aos clubes cearenses. Em uma nova pausa, desta vez ocasionada pela Data Fifa (período reservado para realização de partidas e amistosos das seleções), o trabalho em campo tem sido reforçado desde o confronto entre Ceará e Criciúma pela Série B do Campeonato Brasileiro, no último dia 2, e segue até esta quarta-feira (13), antes da partida entre Fortaleza e Corinthians pela Série A. São 11 dias de pausa no total.

O cronograma de manutenção e todo o trabalho dentro das quatro linhas fica à cargo da Superintendência de Obras Públicas (SOP), que, junto à Secretaria do Esporte (Sesporte), tem discutido melhorias e ampliado o diálogo com os clubes, além da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para cumprir as adequações necessárias às partidas pela Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.

“Estamos com uma boa expectativa. Temos realizado adubação granulada duas vezes por semana, adubação líquida dia sim outro não, e isso tem resultado em uma qualidade melhor do campo. Hoje, o estádio tem plenas condições de receber partidas pela Série A, B, Sul-Americana e demais competições”, reforça o superintendente da SOP, Quintino Vieira.

Desde a reabertura, em março, a Arena Castelão contabiliza 39 jogos desde então, em seis diferentes competições, o que coloca o estádio entre os que mais sediaram jogos no país neste período.

Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o desempenho do campo tem sido positivo e foi constatado desde a última partida pela Sul-Americana. “Estamos trabalhando e melhorando cada vez mais a condição do gramado e isso foi verificado no jogo da Sul-Americana. Melhoramos a qualidade de tração, especialmente nas áreas que tem um sombreamento, e temos observado essa melhora até no toque de bola dos jogadores”, conclui.

Novos investimentos para a Arena Castelão

Além do investimento do novo gramado, que teve como primeira partida Fortaleza x Deportivo Maldonado, em março, os trabalhos na Arena Castelão concentram-se, atualmente, na manutenção do sistema de som e na substituição da iluminação do campo, esta última já iniciada e com conclusão prevista para o mês de outubro. Ainda para o início de novembro, estão previstas a substituição dos placares eletrônicos, instalação do novo sistema de geradores e da iluminação cênica do estádio.