Iluminação cênica da Arena Castelão será um diferencial da próxima temporada

18 de dezembro de 2023 - 09:48 # # # # #

Eudes Brasil

Como parte das ações de modernização e melhorias da Arena Castelão, que completou 50 anos no último dia 11 de novembro, o sistema de iluminação cênica, que contempla fachadas, pórticos e a cobertura do estádio, teve sua instalação concluída nesta semana e será um diferencial para a próxima temporada.
O equipamento segue o padrão RGB, que possibilita as mais diversas opções de cores, e poderá ser utilizado em dias de jogos com as cores temáticas dos clubes. Também fortalecerá campanhas importantes para a sociedade civil, como setembro amarelo e outubro rosa, como acontece em outros estádios ao redor do mundo.

No total, foram instalados 1.200 pontos de iluminação na parte interna e externa da Arena, além dos cerca de 350 novos refletores da iluminação esportiva, que iluminam o campo de jogo, dando mais conforto aos jogadores, torcedores e comissão técnica.

“Acho importante ressaltar que esses investimentos têm o intuito de elevar o Castelão à posição de um dos melhores estádios do país. A casa do futebol cearense deve dar orgulho e estar à altura do futebol cearense e das grandes competições”, ressalta Quintino Vieira, titular da Superintendência de Obras Públicas, órgão responsável pelas intervenções na Arena.

Outro diferencial dos novos sistemas de iluminação, cênica e esportiva, é a possibilidade de sincronizar o movimento das luzes com músicas dentro do estádio. “Queremos possibilitar todo o necessário para que a torcida cearense faça seu próprio espetáculo, com toda a estrutura, segurança e conforto”, conclui Quintino.

Preparação do gramado para a temporada

O gramado da Arena Castelão, que sofreu os efeitos da intensa agenda de jogos, com seis diferentes competições ao longo do ano, passa por um trabalho de revitalização para a temporada de 2024. A agenda de cuidados especiais deve seguir até a segunda semana de janeiro.

O cronograma de trabalho inclui cortes verticais para limpeza e uniformização do campo; neste período, o gramado fica baixo e sem folhas. Logo após, é feita a descompactação do solo, para ajudar a oxigenação e absorção de nutrientes, além da técnica de top dressing, em que uma cobertura de areia auxilia a correção do nivelamento e estimula o crescimento da grama. Na última etapa, que dura 30 dias, o gramado receberá adubação e nutrição.

Outras Melhorias

Em novembro, durante o evento que celebrou os 50 anos da Arena Castelão, o Governo do Ceará inaugurou os novos placares eletrônicos e o sistema de iluminação esportiva. Além desses equipamentos, seguem em andamento a manutenção do sistema de som e a aquisição de novos grupos geradores. O investimento é de R$ 15 milhões do Tesouro do Estado. As intervenções ficam a cargo da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).