Com agenda de cuidados, gramado da Arena Castelão recebe o primeiro jogo da temporada

19 de janeiro de 2024 - 10:03 # # # #

Ascom SOP

Após mais um ano de intensa agenda de jogos, 52 duas partidas e seis diferentes competições sediadas ao longo de 2023, o gramado da Arena Castelão recebeu uma agenda especial de cuidados desde o fim da temporada, no início de dezembro, para garantir um bom desempenho na temporada atual. O primeiro confronto acontece entre as equipes de Fortaleza e Horizonte, neste sábado (20), pelo Campeonato Cearense.

O cronograma de manutenção do campo incluiu cortes verticais para limpeza e uniformização, período em que o gramado ficou bem abaixo dos padrões de jogo.

Após esta etapa, foi realizada a descompactação do solo, técnica que ajuda na oxigenação e absorção de nutrientes, além do top dressing, onde uma cobertura de areia é colocada para correção do nivelamento e para estimular o crescimento da grama. A última etapa do cronograma, que se estendeu pelos últimos 30 dias, foi a fase de nutrição e adubação.

De acordo com o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão responsável pelas intervenções na Arena, Quintino Vieira, o trabalho realizado no período deve garantir uma boa performance do campo. “O gramado tem todas as condições de performar com bom desempenho neste ano. A nossa preocupação continua sendo a quantidade de jogos e o período de intervalo entre eles. Estamos buscando dialogar com a Federação Cearense de Futebol (FCF) e os principais mandantes, Fortaleza e Ceará, para tirar do Castelão os jogos de menor público”, ressalta.

Além do gramado, estão sendo executados serviços de manutenção nos banheiros, elevadores e no sistema de climatização. A Secretaria do Esporte (Sesporte) conduziu, durante as últimas semanas, um trabalho de limpeza com lavagem das cadeiras, das áreas dos camarotes, setor premium, estacionamento e demais áreas de circulação.

Melhorias na Arena

Em novembro, durante o evento que celebrou os 50 anos da Arena Castelão, o Governo do Ceará inaugurou os novos placares eletrônicos e o sistema de iluminação esportiva. Desde então, outras melhorias estão sendo implementadas, como o sistema de iluminação cênica e os novos grupos de geradores, com instalação já concluída, e a manutenção do sistema de som, com previsão de conclusão para o fim do mês. O investimento foi de cerca de R$15 milhões do Tesouro do Estado. As intervenções foram conduzidas pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).