Em breve Tauá terá uma unidade da Casa da Mulher Cearense para apoiar a população feminina da região vítima de violência

10 de abril de 2025 - 08:38 #

Texto: Eudes Brasil / Fotos: Ascom SOP

feminina vítima de violência doméstica no interior. Por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), está próximo de entregar mais uma unidade da Casa da Mulher Cearense (CMC), desta vez em Tauá. A obra, que é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), chega a 84% de execução e deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2025.

A CMC de Tauá tem 1.752,58 m² de área construída e dispõe de espaços dedicados ao atendimento humanizado, multidisciplinar e especializado às mulheres em situação de violência doméstica. No mesmo prédio, a vítima poderá encontrar diversos serviços especializados no combate à violência contra a mulher, como Delegacia, Juizado Especial, Atendimento Psicossocial, Ministério Público e Defensoria Pública, além de estruturas de apoio, como refeitório, auditório e estacionamento.

A nossa missão é servir da melhor forma possível à população cearense. É uma satisfação para nós da SOP estar à frente da elaboração do projeto e da construção de equipamentos que afetam de forma positiva a população. Além de prestar todo o apoio necessário às mulheres vítimas de violência doméstica, a Casa da Mulher Cearense se tornou referência para os demais estados no atendimento humanizado às mulheres em situação de violência”, disse Valdeci Rebouças, Superintendente da SOP.

Já foram concluídos serviços de fundação, estrutura de concreto armado, alvenaria, revestimento de argamassa, piso industrial, sistema de esgotamento sanitário, estrutura metálica da cobertura, telha metálica, instalações hidrossanitárias, esquadrias metálicas, instalação das portas, instalações elétricas e instalações de água pluvial. Atualmente, estão em execução os serviços de instalação do forro, revestimento cerâmico, pavimentação externa e pintura.

O projeto da CMC é elaborado pela SOP com base no modelo federal das Casas da Mulher Brasileira (CMBs) e faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), recebendo investimentos da ordem de 6 milhões do Tesouro do Estado. Além de Tauá, atualmente existem mais duas unidades da Casa da Mulher Cearense em construção: o equipamento de Crateús, com 66% de apronto, e a unidade de Iguatú, com 19% dos serviços concluídos.