SOP e Seplag trabalham em parceria na construção do planejamento estratégico
5 de junho de 2025 - 09:40 #SOP;Seplag; Planejamento Estratégico;
Foto: Ascom Seplag
A Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP) e a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) unem esforços para construir um planejamento estratégico robusto. A parceria, que terá a colaboração da Coordenadoria de Modernização da Gestão (Comge), visa alinhar as ações da SOP com as diretrizes estratégicas do Governo do Estado, buscando maior eficiência e foco em resultados. O processo, que terá início em junho, promete aprimorar significativamente a gestão pública estadual na área de obras públicas.
A importância de um planejamento estratégico bem definido foi o ponto central da primeira reunião entre as instituições, realizada no dia 22 de maio. Nesse encontro, foram debatidas as etapas do processo, a metodologia a ser empregada e a necessidade da participação ativa de todos os setores da SOP. A Comge enfatizou a relevância de um planejamento como ferramenta fundamental para o fortalecimento da governança, otimização da alocação de recursos e definição de prioridades baseadas em dados concretos e metas claras. A expertise da Seplag será crucial para a construção de um documento que reflita os desafios e oriente as ações da SOP de forma eficaz.
A participação de representantes de ambas as instituições demonstra o compromisso com a iniciativa. Pela Seplag, estiveram presentes Ricardo Ribeiro (orientador da Célula de Processos da Comge) e as analistas de processos Neyanne Monte, Cristiana Correia, Crislene Susamila e Jualiana Solheiro. Representando a SOP, participaram Maria Salete Lucena Fernandes de Azevedo (assessora de Controle Interno), Diana Sanford (diretora de Planejamento e Finanças) e Renata Ribeiro Santos (apoio técnico à Assessoria de Controle Interno). A sinergia entre os participantes indica um trabalho colaborativo e promissor, que resultará em um planejamento estratégico capaz de direcionar a SOP rumo a uma gestão pública mais eficiente e eficaz. A expectativa é que este planejamento contribua para a otimização dos recursos públicos e a entrega de obras de qualidade para a população cearense.