SOP recebe visita de comitiva da Aeronáutica para intercâmbio de conhecimentos sobre projetos e contratações de obras públicas

12 de novembro de 2025 - 08:48 # # # #

Texto: Airton Lima | Fotos: Diego Castelo

O foco do encontro foi o regime de contratação integral, aplicado à implantação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Ceará, assim como em outras obras da SOP

Militares de diversos órgãos vinculados ao Ministério da Defesa (MD) e à Força Aérea Brasileira (FAB), como o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (Cenciar), o Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica (Cepe), e a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) estiveram na Superintendência de Obras Públicas (SOP), na manhã desta terça-feira (11), para discutir e entender melhor as áreas de atuação da autarquia, a frente do desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras.

“Estamos muito satisfeitos em nos reunir com os técnicos da SOP nesse momento, pois a riqueza de informações levadas daqui vai sem dúvidas trazer inovação e aprimorar os fluxos da Aeronáutica no setor de infraestrutura. Só temos a agradecer pela recepção”, elogia o Major Brigadeiro Almeida Júnior, secretário de controle interno do MD.

Além disso, a comitiva pôde conhecer detalhes sobre a expertise da SOP nos processos de licitação e contratação das obras públicas estaduais, em especial, o regime de contratação integrada, suas regras e aplicabilidade, com base na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Nº 14.133/2021).

Na ocasião, a equipe técnica da Diretoria de Projetos de Edificações (Dipro) realizou uma apresentação sobre as etapas da contratação integrada – antes, durante e após a licitação –, as vantagens e limitações, prazos e responsabilidades, entre outras caraterísticas. Hoje o modelo é utilizado inclusive para os projetos e execução das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Ceará, garantindo mais eficiência, economia e celeridade na construção do complexo, que recebe um investimento de R$ 150 milhões, resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a União.

“Essa troca de experiências com a Aeronáutica é importantíssima. Vejo como uma oportunidade de aprendizado mútuo – compartilhar nossas práticas, assim como absorver as experiências deles, fortalece nosso trabalho e nos motiva”, afirma a arquiteta e gerente de projetos de Edificações da SOP, Ana Luiza

Além do ITA Ceará, a SOP já licitou, por meio do regime integral, obras como as dos hospitais regionais de Baturité e Iguatu, e a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT), de Itaitinga.