9 de fevereiro de 2012 - 13:05

O Governo do Ceará, dentro das estratégias estabelecidas para o incremento infraestrutural do Estado, mais precisamente no que tange às edificações e rodovias sob sua jurisdição entendeu, como instrumental preponderante desse processo, realizar uma reforma institucional, transformando o então Departamento de Edificações e Rodovias – DER, em duas novas Autarquias, igualmente vinculadas à Secretaria da Infraestrutura.

Isso ensejou a criação do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE (Lei nº 14.864, de 25.01.2011), que tem como finalidade estudar, projetar, construir, ampliar, remodelar e recuperar prédios públicos estaduais, edificações de interesse social e equipamentos urbanos, além da avaliação de prédios públicos e terrenos para fins de desapropriação ou alienação pelo Estado. Dentro desse conceito, surgiu também o atual Departamento Estadual de Rodovias – DER, com o objetivo específico de cuidar de todas as estradas da competência administrativa estadual.

Cronologia

• 1947Criação do Departamento de Estradas de Rodagem do Ceará – DER-CE.

• 1948Denominado Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER.

• 1990Incorpora a Superintendência de Transportes Intermunicipais e Terminais Rodoviários do Estado do Ceará – SUTERCE e passa a ser Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DERT.

• 1997Incorpora a Superintendência de Obras do Estado do Ceará – SOEC, transformando-se em Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes – DERT.

• 2007Passou para Departamento de Edificações e Rodovias – DER.

• 2011Mais uma vez reestruturado, ensejando a criação do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE e do Departamento Estadual de Rodovias – DER.

Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE

Avenida Alberto Craveiro nº 2775