Arquivo Público do Ceará: Secult e DAE assinam ordem de serviço para preparação do espaço que receberá acervo durante reforma

9 de outubro de 2015 - 12:03

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e espaço essencial para a preservação, a pesquisa e a difusão dos acervos documentais de interesse do Ceará e do Brasil, passará, em breve, por reforma geral. Nesta quinta-feira (8/10), foi assinada a ordem de serviço, pelo secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Silvio Campos, e pela direção da empresa OK Empreendimentos, Construções e Serviços Ltda, responsável pelos serviços de manutenção preventiva, corretiva e de reforma nas instalações físicas prediais nas dependências do antigo galpão do Metrofor.

O espaço receberá o acervo do Arquivo Público, enquanto durarem os trabalhos de reforma. O espaço fica nos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Praça da Estação, onde já funcionam a Biblioteca Pública Espaço Estação e as salas dos Conselhos Estadual de Política Cultural (CEPC) e de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa). A obra será supervisionada pelo DAE e tem prazo máximo de 90 dias. Os serviços contam com investimento de R$ 96 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult.

Concluído o trabalho de adaptação, o acervo do Arquivo Público será transferido para o novo espaço, onde ficará à disposição da comunidade, mantendo-se os trabalhos de conservação, catalogação e pesquisa, enquanto durarem as obras de reforma do prédio do Arquivo, localizado na esquina das ruas Senador Pompeu e Senador Alencar, onde o equipamento cultural funciona desde 1993. O prédio foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O "Solar dos Fernandes" é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior.

 

 

Assessoria de Comunicação – DAE (85) 3295-6184
Jornalista
Daniela Negreiros
Publicitária
Diana Viana