DAE participa de reunião sobre gestão das areninhas

22 de outubro de 2018 - 12:09 # # # # # #

Airton Lima Jornalista

Nesta quarta-feira (17), o superintendente adjunto do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Artur Façanha, esteve presente em encontro promovido pela Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), no auditório Blanchard Girão, para tratar sobre os procedimentos de administração e manutenção das Areninhas Tipo I e II.

O evento também contou com a presença do secretário estadual de esporte, Euler Barbosa e da coordenadora geral do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) da STDS, Fátima Magalhães, além de prefeitos, secretários municipais e representantes das construtoras.

No primeiro momento, o secretário Euler abriu o evento destacando a atual situação das areninhas: “já inauguramos boa parte das areninhas em todo o estado, e a maioria daquelas que não foram entregues estão em construção. Poucas ainda não iniciaram as obras devido a questões pontuais que precisamos tratar com os representantes de cada município. Pensamos as areninhas como uma grande rede integrada, um conjunto de equipamentos que está sob a supervisão do governo do estado, gestão das prefeituras e participação dos conselhos gestores e usuários.

Em seguida, Artur Façanha ressaltou a importância do uso correto para conservação das areninhas: “as areninhas são um programa do Governo nunca visto na história do Ceará. Seu sucesso se reflete em resultados positivos tanto na área esportiva quanto social, sobretudo. para a nossa juventude, mas não depende apenas da administração pública, e sim dos esforços de todos nós como cidadãos e usuários. Por isso, esses equipamentos precisam ser cuidados da melhor forma possível”, comenta.

Logo após, Rogério Garcia, representante da empresa GV Group – fabricante e fornecedora da grama sintética aplicada nas areninhas – explanou sobre a qualidade e durabilidade dos materiais que compõem a grama dos equipamentos, bem como os métodos adequados de utilização e limpeza. Ainda houve a participação de Fátima Magalhães, abordando detalhes sobre o programa de financiamento Proares e orientando os representantes dos municípios sobre os repasses dos valores que competem às prefeituras, para que os investimentos nas areninhas continuem. Ao final, o público apresentou suas dúvidas e as demandas das areninhas implantadas em cada município, momento no qual também foi sugerido a criação de um comitê gestor.