Governo do Ceará entrega duas areninhas em Pindoretama

26 de junho de 2023 - 13:17 # # #

Casa Civil

Nessa sexta-feira (23), chegou a 312 o número de campos society entregues pelo Governo do Ceará, em todo o Estado. São 201 construídos no Interior e 111 na Capital cearense. O assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, representou o governador Elmano de Freitas nas inaugurações das Areninhas de Capim de Roça e do Sítio Ema.

Em sua avaliação, as areninhas são mais que praças esportivas. “Aqui será um espaço de encontro. Será local onde as pessoas virão se exercitar, caminhar, onde os idosos também vão participar de atividades . Porque não é só para a juventude. É para as crianças, adultos e idosos”, ressaltou o secretário Artur Bruno, que também destacou a importância do esporte. “É saúde, educação, sociabilidade, é um encontro onde as pessoas se associam, mas estes equipamentos representam, ainda, oportunidade para o comércio, seja de pipoca, refrigerante, água e alimentação”, disse Artur Bruno.

Outro secretário estadual que participou das inaugurações foi o do Esporte, Rogério Pinheiro. “Este equipamento foi elaborado com o que há de melhor em infraestrutura de esportes. O gramado sintético tem padrão Fifa, possui alambrado, iluminação, rede e vestiário para que os atletas possam fazer a prática esportiva da forma mais confortável e segura possível”, apontou Rogério Pinheiro. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sesporte.

Os dois equipamentos de Pindoretama, do Tipo II, representam um investimento de R$ 276.531,10 (cada) e tem área de 1.200 m² (cada). Ambas foram construídas sob supervisão da SOP com recursos oriundos dos Tesouros Estadual.Para o prefeito Dedé Soldado, investir em esporte é aprimorar a saúde e garantir qualidade de vida. “Quando assumi a Prefeitura eu tinha um grande desafio. Passamos por um período muito difícil com a pandemia [de covid-19], quando precisamos reforçar o investimento em saúde e agora estamos também ampliando as ações em educação e esporte. Pindoretama já tinha uma areninha e agora inaugura mais duas e com recursos próprios estamos construindo outras quatro”, contou o gestor do município.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Esperança

Toda essa estrutura proporciona maior expectativa em pais e mães, como Walison e Patrícia Sampaio, que sonham com um futuro melhor para seus filhos. “Essa areninha é um grande incentivo para nosso filho realizar o sonho que eu tinha, mas não contava com um campo como esse, de ser jogador de futebol. Ele pode começar aqui e sair para jogar num time grande como o Ceará e o Fortaleza. A Areninha é uma grande ajuda”, aponta o pai. “O esporte é bom para nossos filhos estarem envolvidos com o que é bom. Quem sabe tenhamos um filho jogador”, sonha a estudante de enfermagem, Patrícia Sampaio.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Há ainda mais 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 250 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.

O deputado federal Luiz Gastão, o deputado estadual Júlio César Filho, secretárias e secretários municipais, vereadoras e vereadores também participaram das inaugurações.