Esporte, lazer e saúde à comunidade: Governo do Ceará inaugura Areninha em Maranguape

16 de agosto de 2023 - 09:18 # # # # #

Casa Civil

Esse é o 319° campo society inagurado pelo Governo Estadual no Ceará

O Governo do Ceará entregou, na noite dessa sexta-feira (11), uma nova areninha para o povo de Maranguape. A cerimônia contou com a presença do assessor especial de Assuntos Municipais do Estado, Arthur Bruno, que representou o governador Elmano de Freitas; do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; do prefeito Átila Câmara, dentre outras autoridades locais.

A nova areninha de Maranguape – que leva o nome de José Giovanis Ribeiro, um maranguapense apaixonado por esportes – foi inaugurada no bairro Parque das Rosas, sendo a quinta a ser entregue no município. Na cidade tem mais uma areninha prestes a ser inaugurada, e outra em processo de licitação.

Para além do esporte

“Para nós, do serviço público, não tem nada mais importante do que entregar equipamentos que trazem reais impactos para a população”, ressaltou Arthur Bruno.

Segundo o assessor especial, o equipamento esportivo impacta diretamente na segurança, economia local e senso de comunidade. “A areninha é um equipamento importantíssimo para a comunidade. Ela vai reunir a meninada, os veteranos, a juventude, todos em torno do esporte. Isso traz segurança, e em torno da areninha também acaba gerando renda, porque vem o pipoqueiro, o salgadeiro e assim mexe na economia local. Então, o impacto é geral”, explicou.

O secretário Rogério Pinheiro concorda com o assessor e afirma que o programa de areninhas é uma das políticas públicas mais importantes e que tem mais impacto nas comunidades do Ceará.

“A gente vem trazendo [para essa comunidade] aquela que é a maior política pública do Estado do Ceará. A gente vem acompanhando que quanto mais equipamentos como este entregamos, mais a população faz a prática esportiva, o que beneficia a saúde. Então, não é só sobre fazer esporte, é sobre saúde também”, ressaltou o secretário.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de futebol society, com grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Desta vez, o equipamento esportivo está localizado na Praça Francisco Dias, um local tradicional do bairro Parque das Rosas.

O equipamento em Maranguape é do Tipo II e representa um investimento de R$ 277.203,96, em uma área de 1.200 m². A areninha foi construída sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP) com recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Abraçar o equipamento

Dona Maria Antônia, 58, concordou com os secretários sobre o novo equipamento levar uma série de impactos positivos para a comunidade. Junto ao neto Anderson, ela foi visitar a nova areninha e destacou o sentimento de “vida” que o local terá. “É bom, né? Porque traz cada vez mais gente para cá, fica cheio de gente, cheio de vida. Isso é importante”, comentou.

Agradecido pela oportunidade de ter mais um campo society do Estado em seu município, o prefeito Átila Camara fez questão de pontuar a vontade de levar vida àquela localidade. “Quando pensamos essa areninha para cá, imaginamos o movimento que ia dar. Aqui temos projetos para crianças, mas queremos um ‘racha’ das mulheres, queremos idosos, queremos a juventude. Nós queremos vida aqui”, comentou o prefeito.

No entanto, não esqueceu de fazer um pedido à comunidade, que “abraçassem a areninha”. “Quero pedir que cuidem da areninha, porque isso é um patrimônio da comunidade. Vamos mantê-la funcionando, vamos abraçar esse equipamento”, finalizou Átila.

Areninhas no Ceará

Há ainda mais de 50 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 250 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.