SPS inaugura o 123º Centro de Educação Infantil do Estado e mais um Centro de Referência de Assistência Social em Independência

16 de agosto de 2023 - 08:58 # # # # #

Ascom SPS

O 123º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará e um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foram inaugurados no município de Independência, no Sertão de Crateús, nesta quinta-feira (10). A inauguração contou com a presença da secretária estadual da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, do assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, e do prefeito José Valdi Coutinho.

Com os novos equipamentos, o Governo do Ceará amplia a rede de atenção integral à família e à educação infantil no Interior do Estado. O Cras tem capacidade de atender até 700 famílias, e o CEI, 100 crianças, diariamente. Os dois equipamentos ocupam área construída de 1.800 m² e totalizaram um investimento de R$ 2,8 milhões.

“O Cras é essencial para atender gestantes, idosos, famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. E o CEI para acolher, acompanhar e educar nossas crianças. Aqui tem parquinho, salas lúdicas e adaptadas, e o mais importante, professores dedicados para acolher, ensinar e educar nossas crianças, para que cresçam e se desenvolvam integralmente”, destacou a secretária Onélia Santana.

“A educação é a maior riqueza que podemos dar às nossas crianças, é a maior riqueza de uma nação. Prédios são importantes, mas as pessoas, os professores e educadores são os responsáveis por colocar o Ceará como Estado referência no País, na educação. O CEI e o Cras são de vocês, cuidem, aproveitem”, acrescentou Onélia Santana, ressaltando também o apoio e o empenho do governador Elmano de Freitas na instalação dos novos equipamentos sociais.

O prefeito José Valdi Coutinho também ressaltou a importância do Cras e do CEI, para as crianças e famílias mais vulneráveis, no município. “Hoje é dia de agradecimento, de gratidão a Deus e ao Governo do Estado, por mais esses equipamentos modernos e bem equipados. São motivos de orgulho para os moradores de Independência”, agradeceu.

Moradora do bairro Placa, Helena Mendes foi uma das primeiras pessoas a chegar na inauguração do CE. “Esse equipamento aqui é maravilhoso para nós. É um Centro de Educação onde posso deixar minha filha, Ana Beatriz (5), na maior segurança e tranquilidade para estudar, se alimentar e brincar com os coleguinhas. Essa escola é nota dez”, expressou.

Presente na solenidade, o secretário Artur Bruno realçou a qualidade dos projetos e programas socioassistenciais do Estado. “Todos os dias, tem gente vindo de outros estados e até de outros países conhecer o trabalho de Assistência Social desenvolvido pela Onélia e equipe da SPS. O Mais Infância, o Mais Nutrição, o Ceará sem Fome são programas referências no Brasil”, ressaltou.

Beneficiária do Programa Mais Infância, Antônia Dercilane, também manifestou gratidão pela instalação do Cras, em Independência. É aqui onde recebo o Cartão Mais Infância, que tem sido muito importante para alimentação e saúde do meu filho, e outros benefícios sociais. Só tenho a agradecer a todos, ao prefeito, ao governador e secretários, deputados, por olharem por nós”, afirmou.

Estrutura

O CEI João Levy Macedo Bonfim dispõe de coordenação, duas salas de aula, ambiente recreativo, casinha-parque, refeitório, cozinha e banheiros, áreas de depósitos para alimentos, serviços, despensa e lavanderia. O CRAS conta com recepção, secretaria, coordenação, arquivo, sala de atendimento coletivo e individualizado, serviços de convivência, palco externo e arquibancada, banheiros masculino, feminino e com acessibilidade, e refeitório. A área de serviços gerais dispõe de despensa, depósitos de materiais, casa da bomba d’água e de gás, lavanderia e lixeira.