Mudança através do esporte: Ceará chega à sua 327ª areninha, em Itaitinga

6 de outubro de 2023 - 13:00 # # # # #

Casa Civil

Apenas em 2023, já foram inauguradas 28 equipamentos deste tipo

O assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Arthur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas, participou da entrega, nesta quinta-feira (5), de mais uma areninha para o povo cearense, dessa vez, no bairro Ancuri, em Itaitinga. A cerimônia contou também com a presença do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro e o prefeito Marquinhos Tavares.

“Nós, servidores públicos, ficamos muito felizes quando vemos nosso trabalho ser entregue para a população. Ainda mais quando o trabalho é desses, que chega tão perto do povo”, pontuou o assessor especial. “Esse é o mais importante projeto de esporte feito no Brasil. Vem gente de outros estados conhecer esse programa de areninhas para levar para seus estados”, complementou.

A nova areninha de Itaitinga – chamada Maria Lioneide Silva Santos – é a 28° a ser inaugurada no Ceará este ano. Em todo o estado já são 327, sendo 214 construídas no interior e 113 na capital cearense.

Esses equipamentos esportivos têm o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, fomentar a economia local e fortalecer a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o programa de areninhas ser a maior política pública esportiva do país é um dos indícios do sucesso de trabalho social junto as jovens no Ceará.

“Todos os 184 municípios já contam com esse equipamento. A areninha é um equipamento tão importante de inclusão social, que antes mesmo de começar a funcionar já temos mais de 100 crianças inscritas para praticar esporte aqui”, ressaltou o secretário. De acordo com a prefeitura de Itaitinga, já são 155 crianças e adolescentes inscritos em projetos para essa areninha.

O equipamento, construído pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), no bairro Ancuri, é do Tipo II, e recebeu um investimento de R$ 277.203,96.

Sentimento de “gratidão”

Dona Alzenira, filha da homenageada que dá nome à areninha do Ancuri – Maria Lioneide – uma das primeiras líderes comunitárias do bairro, enfatizou que a noite era para expressar a “gratidão”. A professora é moradora da comunidade e esteve no evento com os familiares.

“Nossa família está muito grata por essa homenagem. Saber que poderei trazer minha netinha aqui no futuro para praticar um esporte e ela ver que a bisavó foi homenageada em um lugar tão esperado pela comunidade”, pontuou Alzenira.

Parceria

Em seu discurso, o prefeito Marquinhos Tavares fez questão de ressaltar a importante parceria que o Governo do Ceará mantém com os municípios em prol do desenvolvimento regional.

“Itaitinga foi a cidade que mais cresceu no Ceará, de acordo com o último censo, e é uma das que mais cresceu no Brasil. Então, estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para das suporte a essa população”, ressaltou o prefeito. “Essa areninha é prova dessa parceria com o Governo do Estado. Uma parceria para transformar a vida das pessoas daqui”, concluiu.