Contorno de Guaraciaba do Norte vai fortalecer atividades econômicas na Serra da Ibiapaba

11 de janeiro de 2024 - 13:01 # # # # #

Casa Civil

Nesta quarta (10), governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço para início das obras

A implantação da CE-425, o Contorno de Guaraciaba do Norte, vai beneficiar moradores e visitantes da Serra da Ibiapaba. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quarta-feira (10), durante solenidade realizada no município. O governador Elmano de Freitas esteve presente, acompanhado da senadora da República, Augusta Brito; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; do prefeito de Guaraciaba do Norte, Adail Machado; entre outras autoridades.

A rodovia, com 5,56 km de extensão, vai interligar as CE-187 e CE-327, garantindo mais opções de trajeto para o transporte de passageiros e mercadorias na área, além de retirar a circulação de veículos pesados do centro urbano local. O Contorno de Guaraciaba do Norte facilitará o fluxo de quem atravessa o município para rotas envolvendo cidades como Ipu, Santa Quitéria, São Benedito e Carnaubal, por exemplo.O governador enfatizou que a rodovia perimetral representa mais segurança viária e desenvolvimento econômico para a região. “Essa obra é um compromisso com a população da Serra. Vamos superar a situação de caminhões trafegando no Centro de Guaraciaba, melhorando o trânsito e o turismo. O investimento será de R$ 8,47 milhões”, garantiu Elmano de Freitas.

A senadora Augusta Brito comemorou a conquista. “Guaraciaba era única cidade da região que não tinha Contorno. Era uma reivindicação. A gente se empenhou ainda mais para garantir esse recurso”, afirmou.De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), que fiscalizará toda a obra, o trecho vai passar por serviços de drenagem, cobertura asfáltica, instalação de bueiros e sinalização vertical e horizontal.

O prefeito Adail Machado avaliou que ampliar infraestrutura é fundamental para dar mais qualidade de vida às pessoas. “Guaraciaba do Norte, que é a única cidade do Nordeste a universalizar o sistema de abastecimento de água e o terceiro melhor município do Ceará em educação, vai evoluir mais ainda com esse Contorno. Isso vai aproximar as cidades e melhorar a vida de todos que por aqui vão viver ou passar”, disse.

Ceará de Ponta a Ponta

Nos registros de 2023 do Programa Ceará de Ponta a Ponta, foram entregues 227,71 quilômetros de rodovias pavimentadas com investimentos de R$ 318,5 milhões. Seguem em andamento outros 389,92 km, que se dividem em serviços de pavimentação (221,24 km), duplicação (83,14 km) e restauração (85,54 km), com investimentos de R$ 575 milhões.