Comunidades de Quixeré, Abaiara e Brejo Santo recebem técnicos da SOP para discutir projetos do InfraRodoviária Ceará

5 de março de 2024 - 16:23 # # # # # # # #

Airton Lima

Dando início às primeiras consultas públicas junto à população do Interior, que fazem parte do Programa de Qualificação da Infraestrutura Rodoviária do Estado – o InfraRodoviária Ceará, as equipes técnicas da Superintendência de Obras Públicas (SOP) estiveram nos municípios de Quixeré e Abaiara nos últimos dias 27 e 29 respectivamente.

Na primeira audiência, que aconteceu na Escola Estadual Joaquim Rodrigues de Lima, em Quixeré, a SOP realizou uma apresentação sobre o projeto da CE-377, no trecho de 30 km entre a sede de Quixeré e a localidade de Bonsucesso. Participaram do encontro cerca de 130 pessoas, entre elas o prefeito do município, Antônio Joaquim, secretários municipais, lideranças e representantes das comunidades lindeiras.“É gratificante ver o interesse do público, questionando e propondo ideias sobre os projetos de infraestrutura rodoviária que a SOP vai conduzir, e que contribuirão para o desenvolvimento regional, como a CE-377, por exemplo”, observa o gerente de Obras Rodoviárias da SOP, Quirino Ponte.

Já em Abaiara, o encontro aconteceu na Escola Municipal Rita Tibúrcio de Luna, com foco na explanação sobre as futuras intervenções na CE-496, que serão executadas no trajeto de 17 km, entre Abaiara e Brejo Santo. Os prefeitos de ambos os municípios, Afonso Tavares e Gislaine Landim, abriram o evento, e na sequência a equipe técnica da SOP expôs as características da estrada e viabilidade da obra para os abiarenses e brejossantenses presentes, somando 90 participantes.“Não é apenas trazer mais segurança e eficiência para o trânsito nas rodovias do Cariri, é gerar emprego e renda para população. Só nessa apresentação da CE-496, já foi feito cadastro prévio para capacitação de operadores de maquinário pesado, ou seja, uma mão de obra qualificada que poderá ser aproveitada quando o projeto da estrada for implementado”, ressalta o gerente do 10º Distrito Operacional da SOP, José Muniz.

Nas duas ocasiões, foram apresentados aos cidadãos e representantes das prefeituras as etapas de obra, extensão e localização dos trechos, benefícios econômicos e impactos socioambientais, além de melhorias para o tráfego e o fluxo de passageiros e mercadorias.As audiências com a população são pré-requisito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador de 80% dos investimentos direcionados a cada projeto, somados à contrapartida de 20% do Tesouro do Estado. Os apontamentos gerados em cada consulta pública serão documentados e entregues ao BID para avaliação e autorização dos repasses financeiros. Em seguida, será iniciada a fase do processo licitatório das obras rodoviárias.

A previsão é que a SOP promova pelo menos dez encontros em diferentes regiões do estado no decorrer de 2024, 2025 e 2026.